segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Oliveira




Israel é a Oliveira e Yeshua a Raiz de Jessé


Israel é a oliveira e nesta oliveira está contida a tribo de Judá ao qual Jessé pai de Davi é parte. O nosso Senhor e Salvador é a raiz de Jessé. Israel é a Oliveira "O SENHOR te chamou de oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos ..."Jr 11:16 No livro de Oséias 14:6 D-US compara Israel a uma oliveira e finalmente no livro de Romanos Paulo quando discorrendo no capitulo 11 a respeito de Israel e não a respeito de Yeshua afirma que Israel é a oliveira natural. Yeshua é parte desta oliveira ELE é a raiz de Jessé, descendente da tribo de Judá que é um dos galhos da oliveira e a palavra nos afirma que ELE é a raiz de Davi.

Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada Is 11:10
Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão. Rm 15:12
Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos Ap 5:5


Como podemos ver Yeshua , é descendente da tribo de Judá. Jessé foi o pai de Davi e a Davi foi lhe dada a promessa em I Sm 7 que não lhe faltaria sucessor para o seu trono o Cristo ou Messias teria de cumprir todas as prerrogativas estabelecidas pelas profecias, que indicavam as características e a personalidade do salvador. E uma delas foi e é que Yeshua teria de pertencer a tribo de Judá. Ora, se as Escrituras afirmam que Yeshua é a raiz de Davi, e se Davi é parte da ramificação da oliveira como é possível que Yeshua seja a oliveira? A Escritura também nos diz que Yeshua e o rebento de Jessé Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Is 11:1 rjx choter = Rebento , ramo, rebento, vara )


É redundante afirmarmos novamente que Yeshua é parte de um todo. Finalmente podemos discernir de forma clara que as duas oliveiras Rm 11 trata-se da oliveira natural que é Israel e a oliveira brava os Gentios, que através de Yeshua foram unificadas Ef 2:14 Em Zacarias 4:2-3 estão presente novamente duas oliveiras, ao qual Israel esta desta vez dividido, nos que crêem em Yeshua, e nos que esperam o Messias.


E mesmo neste caso notamos que o candelabro esta no meio das duas oliveiras, candelabro este que é próprio Yeshua como descrito em Ap. 1:13 e Lc 2:30:32. Tanto em Romanos como em Zacarias Israel é tratado como Oliveira. Yeshua mesmo afirmou que era a raiz e a geração de Davi Eu, Yeshua, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. Ap. 22:16.


O Senhor Yeshua sempre falou dele mesmo de forma clara: EU SOU CAMINHO, EU SOU A VERDADE, EU SOU VIDA, EU SOU A PORTA, EU SOU O ALFA E O OMEGA, EU SOU O PÃO DA VIDA, EU SOU A LUZ DO MUNDO, Eu sou a videira.... ETC. Tudo que o Senhor Yeshua representava ele o diz. Yeshua nunca disse: EU sou A OLIVEIRA. Cremos que o Senhor escolheu a oliveira para simbolizar Israel, porque logo após o dilúvio uma pomba(simbologia do Espírito) trouxe no seu bico um ramo de oliveira. "À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra." Gn 8:11, apontando para o plano maravilhoso de redenção da humanidade(Gen. 12:3, Gl 3:8 através da promessa feita ao homem de fé: Abrão- Gen. 15:6. A raiz da oliveira.


Constatamos que a Bíblia contem relatos com propósitos bem definidos logo após o dilúvio uma pomba que é a representação do Espirito Santo de D-US, "E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba . . .."Lc 3:22 trouxe em seu bico um ramo de Oliveira. Israel, a Oliveira começou com o patriarca Abrão que teve Isaque, E Isaque teve dois filhos: Esaú e Jacó. Esaú trocou o direito à primogenitura com Jacó. Jacó teve 12 filhos, mas Levi foi separado para o sacerdócio e não foi contado como parte das tribos de Israel. Desta forma os dois filhos de José passaram a ser parte das 12 tribos de Israel. Os dois filhos de José são: Manassés e Efraim.(Gen. 48:11 a 22 Os filhos de Jacó aos quais constituem as 12 tribos são: Rubém, Simeão, Gade, Judá, Isaacar, Zebulon, Naftali, Aser, Benjamim e Dã.(Gen. 49: 1 a33)


Em Apocalipse 7:5 a 8, entretanto o nome de Dã não aparece nos 144 mil selados. E o nome de Levi aparece bem como o de José. Que toma o lugar de seu filho Efraim. Existe uma especulação de que o AntiCristo virá da tribo de Dã e Por isto esta tribo foi banida. Esta especulação tem origem no em Gen. 49:17, que Jacó diz que Dã será uma serpente e julgará o seu povo. Assemelhando-se assim ao Anticristo.


E em Amós 8:14 o profeta refere-se ao deus de Dã, como sendo o deus da idolatria, E não ao Deus de seus pais e profere aos que ele se ajuntam destruição permanente. Como disse Paulo se Deus não poupou os próprios ramos naturais, não poupará também os gentios se não se adaptarem a Oliveira Verdadeira e Natural. Rm 11.


A OLIVEIRA BRAVA



No NT existe um capítulo no livro de Romanos que nos dá a chave e nos informa quem são os dois ramos da Oliveira. Paulo aqui nos apresenta um fato (que Israel foi "dividido" em pedaços - confirmando Jer 11:16) e também nos informa o que acontecerá com estes ramos: "E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participantes da raiz e da seiva da oliveira"(Rm 11:17). De quem Paulo nos fala aqui? O "zambujeiro"ou oliveira brava é a igreja. Todos os crentes em Yeshua são considerados como enxertados na oliveira boa (Israel).


Vejamos que o zambujeiro ou oliveira brava são árvores da mesma espécie da oliveira, porém com uma diferença: na língua grega, a palavra que designa oliveira (e fala de Israel) diz respeito a uma planta cultivada, tratada. Já quando se refere ao zambujeiro ou oliveira brava, está se referindo a uma planta silvestre ou selvagem. Sabemos então, que o enxerto (a Igreja) é que recebe a seiva da Oliveira para se manter viva e que o enxerto foi ali colocado por D-us para ser aperfeiçoado através da Oliveira. Nunca na natureza ocorre o contrário, ou seja, a planta mãe ser aperfeiçoada pelo enxerto.


o contrário, ou seja, a planta mãe ser aperfeiçoada pelo enxerto. Devemos então, ter consciência de que nós dependemos em tudo de Israel e não o contrário. A Igreja precisa reconhecer que ela é que precisa ser grata a Israel por ter lhe dado tudo o que tem. Nós precisamos entender, inclusive, que se nós fomos enxertados neles, existe algo que nos ligue a eles fisicamente. A Igreja recebeu de Israel várias coisas, tais como:

1) A Palavra de D-us;
2) As promessas;
3) O concerto;
4) Yeshua ;
5) O modelo que fez de si Igreja;
6) Os apóstolos;


É por isso, que devemos trazer em nosso coração um sentimento de amor, gratidão, felicidade, pois por causa de um judeu , hoje nós temos o privilégio de sermos chamados "filhos de D-us". Quem é então a Noiva do Cordeiro? Alguns dizem ser a Igreja invisível (todos aqueles que crêem em Yeshua como Salvador). Isso está errado. A Noiva são todos aqueles que crêem que Yeshua é o Messias (judeus e gentios). Os judeus são a parte principal da Noiva (eles são a Oliveira-Mãe, lembra-se?) e quando o shofar for tocado nos céus pelo Arcanjo, então Yeshua arrebatará aos céus todos aqueles que creram que Ele era o Messias. Nossas tradições eclesiásticas nos dizem que D-us nada mais tem a ver com Israel, mas como vemos eles são a parte mais importante do projeto de D-us.

A APROXIMAÇÃO DOS RAMOS


Hoje temos a consciência de que precisamos nos aproximar de Israel, pois eles são um conosco. Não é possível falar em redenção, salvação, restauração e consumação dos planos do Eterno sem passarmos por Jerusalém (Israel). Por isso, conclamamos a Oliveira Brava (zambujeiro) a aproximar-se de seus irmão que hoje, em sua grande maioria, desconhecem quem somos nós e porque existimos.


Muitos tem querido se aproveitar de Israel para seus próprios fins, mas entendamos o seguinte: O Eterno providenciará meios para que os verdadeiros (e sinceros) crentes em Yeshua , reconheçam quem são parte da nação de Israel e que precisam amar Israel agora. Façamos então isso: obedeçamos a Palavra de D-us que diz: "Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam" (Sl 122:6). Nossa oração, intercessão e amor devem ser dirigidos a eles, que fazem parte intrínseca de nossa vida diária.


A oliveira foi escolhida por D-us para representar a nação de Israel ao qual era porta de salvação para todos os povos "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povo" Gl 3:8 "Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra". Gn 12:3


Podemos constatar que D-us já havia estabelecido um plano redentor para a humanidade, pois a humanidade sem um padrão específico de vida e leis específicas não conseguiram subsistir. Porque como diz as Escrituras o salário do pecado é a morte. De Adão até Noé a iniqüidade destruiu a humanidade. Logo após o dilúvio D-us já demonstrava a intenção de procurar um homem para ser modelo para todas as nações. Abraão é o pai da nação sacerdotal: Israel. D-us viu em Abraão um homem de fé e fez a promessa de redenção a ele , e a partir dele um modelo para a humanidade.E D-US diz:" Em ti serão benditas todas as famílias da terra"

http://calathaseh.org/oliveira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...