sexta-feira, 18 de abril de 2014

Festa das Trombetas- Especial festas proféticas de Israel


  
Festa das Trombetas (Yom Teru'ah / Rosh Hashaná)
Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido (Teru'ah) de trombetas (shophar), santa convocação. (Levítico 23:24)
A Festa das Trombetas ou Yom Teru'ah é comemorada no 1º dia do mês Tishrei, o sétimo mês do calendário bíblico e o primeiro do calendário civil judaico (setembro/outubro no nosso calendário).
A festa também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Os judeus seguiam o calendário lunar, que é baseado nos movimentos da Lua, portanto, o dia da festa não poderia ser conhecido antes do tempo, uma vez que dependia do aparecimento da Lua Nova. Tão logo a Lua Nova aparecia, o shofar era tocado anunciando que a festa tinha chegado: "Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade." (Salmos 81:3)
O aparecimento da Lua Nova não podia ser calculado com precisão, então tornou-se costume de comemorar dois dias em vez de um. Assim, a Festa das Trombetas é comemorada no primeiro e segundo dia de Tishri para que se tenha a certeza de que a lua nova apareceria.
Yom Teru'ah era um dia de descanso solene, no qual as trombetas eram tocadas a fim de reunir o povo de Israel para alertar a proximidade do Dia da Expiação (Yom Kipur), que era dia de julgamento onde se exigia preparação e solenidade. Também era um dia de consagração, representado pelas ofertas queimadas oferecidas a Deus neste dia.
Yom Teru'ah significa ‘Dia do Shofar’ ou ‘Dia do Despertar do som da trombeta’.
תרועה t ̂eruw ̀ah
1) alarme, aviso, som de tempestade, grito, grito ou toque de guerra ou de alerta ou de alegria 
    1a) alarme de guerra, grito de guerra, grito de batalha 
    1b) toque (para marcha) 
    1c) grito de alegria (com motivação religiosa) 
    1d) grito de alegria (em geral)
 
שופר showphar ou שׂפר shophar
1) chifre, chifre de carneiro
 
 
Yom Teru'ah é o primeiro dia (dos dez) de arrependimento até Yom Kipur (Dia da Expiação). É tempo de arrependimento e concerto perante o Senhor.
 
Eventos relacionados:
  • A tradição judaica considera que em Yom Teru'ah Adão foi criado.  
  • Também aponta que neste dia Isaque iria ser oferecido em holocausto por seu pai Abraão. 
  • Foi neste dia que o altar foi reconstruído, por ocasião do regresso do povo de Israel do cativeiro babilônico. (Esdra 3:1-6)
  • Em Yom Teru'ah houve um grande avivamento no meio do povo de Israel, ao ouvir Esdras ler o Livro da Lei (Neemias 8:13)
Da mesma forma que o 7º dia (Shabat) e o 7º ano (Shemitá) são santos, também é o 7º mês, a partir de seu 1º dia.  A Festa das Trombetas será a próxima festa que terá seu cumprimento profético.
 
שמטה sh ̂emittah (Ano Sabático)
1) suspensão da cobrança de tributos, remissão (temporária), perdão (da dívida)
 
 
Há mais quatro temas relacionados à Festa das Trombetas: Rosh Hashaná, Yom ha-zikkarôn, Yom ha-Din e Rosh Chodesh.
1) Rosh Hashaná significa "cabeça do ano" (em hebraico ראש השנה) e desde o século II dC é o dia que os judeus comemoram o ano-novo. Em Rosh Hashaná comemora-se a criação da humanidade. A saudação tradicional neste dia é 'Shana Tová', que significa 'Bom ano'.
2) Yom ha-zikkarôn (O Dia da Memória) relembra a história de Isaque e de seu quase sacrifício, que segundo a tradição judaica ocorreu no primeiro dia de Tishri. 
 
3) Yom ha-Din (Dia do Julgamento) – Início dos 10 dias do arrependimento que culmina com o jejum do Yom Kippur. Este processo de arrependimento é chamado Teshuvá (retorno). É o início da súplica a Deus para ter o nome escrito no Livro da Vida. Também é tempo de pedir perdão às pessoas e a Deus por faltas cometidas durante o ano. Neste período costuma-se desejar às pessoas que elas sejam inscritas por Deus no 'Livro da Vida', daí a crença que, durante o Rosh Hashaná, os nomes são inscritos no Livro da Vida e no Yom Kippur (dez dias depois) o Livro é selado. No 'Dia do Juízo', acredita-se que Deus inscreve o nome das pessoas em três livros. Além de inscrever o nome dos justos no Livro da Vida, também inscreve dos não tão justos (que têm 10 dias para se arrepender até o Yom Kippur) e dos totalmente ímpios, cujos nomes são riscados do Livro da Vida.
תשובה t ̂eshuwbah ou תשׂבה t ̂eshubah
1) um retorno, uma resposta, volta 
    1a) volta     
          1a1) término de um ano, decurso de um ano 
   1b) no retorno (construto) 
   1c) resposta, réplica
 
4) A Festa das Trombetas é uma festividade que é celebrada na Lua Nova, por isso é conhecida como Festa da Lua Nova ou Rosh Chodesh, que em hebraico significa 'cabeça do mês': "Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade. Porque isto era um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó. (Salmos 81:3-4).  O dia da Festa das Trombetas dependia do aparecimento da Lua Nova, logo não poderia ser conhecida antes do tempo.  Tão logo a Lua Nova aparecia o shofar era tocado significando que a Festa tinha chegado. A Lua Nova não podia ser calculada com precisão, por isso era costume comemorar dois dias em vez de um.  Atualmente o Rosh Hashaná é comemorado no primeiro e segundo de Tishri para que se tenha a certeza de que a lua nova aparecerá.
 
ראש Ro’sh
Rôs = “cabeça”
 
חדש chodesh
1) a lua nova, mês, mensal 
    1a) o primeiro dia do mês 
    1b) o mês lunar

Yom Teru'ah e seu cumprimento profético
A Festa das Trombetas ocorre três meses após a última Festa da Primavera, o Pentecoste (Shavuot).
As três Festas anteriores culminaram com a formação da Igreja, logo podemos entender que o intervalo entre Shavuot e Yom Teru'ah representa o tempo dos Gentios e da Graça.
Yom Teru'ah ocorre no 1º dia da Lua Nova, considerada a noite mais escura do mês, por isso não era fácil identificá-la, pois sua face escura está voltada para a Terra e sem acesso ao sol. Segundo a tradição judaica, este dia é referido como o 'tempo de angústia para Jacó' e o 'Dia da Ira do Senhor'.
"O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas." (Sofonias 1:14-16)
O soar das trombetas anunciará a chegada da noite mais escura da humanidade, ou seja, o início do Dia do SENHOR:
“Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a Terra em assolação, e dela destruir os pecadores. Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos” (Isaías 13.9-11).
Nem todos os estudiosos de escatologia concordam sobre como se dará o cumprimento profético de Yom Teru'ah. Alguns acreditam que será cumprido com o Arrebatamento da Igreja, outros crêem que ela se cumprirá com o retono de Cristo à terra.

Yom Teru'ah e o Arrebatamento da Igreja
Toque do Shofar
Muitos estudiosos relacionam a Festa das Trombetas ao Arrebatamento da Igreja. ​Atribuem o significado da "última trombeta" com a trombeta tocada em Yom Teru'ah:   
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:16,17)
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:51-52).
O toque do shofar seria o símbolo da partida da Igreja deste mundo.
Segundo os que crêem nesta visão, Yom Teru'ah e Yom Kippur são dias tão sagrados, que os judeus tinham que se preparar um mês antes, ou seja, desde o primeiro dia do mês judaico Elul (geralmente agosto em nosso calendário).  Elul é um mês de verão e é reservado para arrependimento, perdão e preparação para o Dia do Julgamento (Yom Kippur) que estava por vir.
 
Durante o mês de Elul, a trombeta era tocada toda manhã, exceto no dia anterior ao Yom Teru'ah.  No dia de Yom Teru'ah, as trombetas são tocadas ao longo de todo o dia e algumas vezes no segundo dia.  A última trombeta era tocada prolongadamente, por isso é conhecida como 'Tekiáh-Gdolah' (Grande Toque).
 
תקע taqa ̀
1) soprar, bater palmas, bater, fazer soar, empurrar, soprar, soar
 
גדול gadowl ou (forma contrata) גדל gadol
1) grande
 
שופר showphar ou שׂפר shophar
1) chifre, chifre de carneiro
 
Nota: É interessante notar que Elul é um mês de verão, na verdade o último mês de verão antes de iniciar a primavera com o mês Tishrei. Acredito que os meses de verão que antecedem as três últimas Festas Judaicas têm conexão com o que Jesus nos advertiu: "Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão." (Mateus 24:32) 
 
Lua Nova
 
Outro indício de que o Arrebatamento poderá acontecer em Yom Teru'ah é o fato dela ocorrer na noite mais escura do mês, onde não era fácil identificar o início da Lua Nova, precisando de duas testemunhas para a certificação. Portanto ninguém sabia o dia e a hora do início da Festa das Trombetas até que ela fosse anunciada ao som de trombetas, conectando-se com o que Jesus disse:"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. (Mateus 25:13)
 
A Lua Nova só podia ser identificada durante o dia e não à noite, então quando finalmente era certificada, já havia se perdido parte da Festa, por isso era celebrada por dois dias. Outra vez essa característica conecta-se com o que Paulo disse: "Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite… Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. (1 Tessalonicenses 5:1-2, 4-5)
 
Dia do Juízo
 
A tradição rabínica considera também que Yom Teru'ah é um dia de julgamento, conhecido como Yom Ha-Din ou o início dos dias de terror. Em Yom Teru'ah inicia-se os dez dias de arrependimento que culminará com o Yom Kipur (dia da Expiação ou Perdão).
Acredita-se que Yom Teru'ah marcará o início do período da Tribulação, o tempo da 'Angústia de Jacó', que levará os judeus ao arrependimento e os prepararão para o Dia da Expiação: "… e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10)
 
Abertura dos Portões
 
"Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR.  Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão." (Salmos 118:19-20)
 
A tradição rabínica ensina que em Yom Teru'ah é o dia que os portões dos Céus são abertos, o que torna-se um forte argumento para sustentar que o Arrebatamento ocorrerá por ocasião desta Festa.
 
Casamento Judaico
 
Era costume judaico que o casamento fosse celebrado no período da Lua Nova.  Os noivos entravam em uma câmara (quarto) e ali ficavam por sete dias com a porta fechada.  Uma clara alusão a Bodas do Cordeiro por ocasião do Arrebatamento da Igreja (noiva) que ao encontrar Cristo (noivo) no céu (câmara) ficarão por sete anos (tribulação) com as portas fechadas (tempo da Graça encerrado). "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou." (Apocalipse 19:7). 
 
A consumação do casamento (em hebraico 'nissuin' ou 'laqach') é quando o noivo (Jesus), liberado pelo pai (Deus Pai), com um toque do shofar, vai buscar a noiva (Igreja) em casa dos pais dela, erguendo-a (nissuin) no ar e tomando-a (laqach) para si (Arrebatamento), para levá-la à casa que Ele preparou para eles, junto à casa do Pai dEle: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14.2,3).
 
נשואה n ̂esuw’ah ou antes נשׁאה n ̂esu’ah
1) o que é levado ou carregado, carga
 
לקח laqach
1) tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar
 
 
Yom Teru'ah e a Segunda Vinda de Cristo
 
Esta visão entende que, uma vez que o ciclo de Festas da Primavera foi cumprido por Cristo em sua Primeira Vinda o ciclo das Festas do outono será cumprido em eventos relativos à Segunda Vinda de Cristo.
 
Entende-se que as Festas judaicas são relacionas apenas à israel e não há eventos relacionados à Igreja.  Por este motivo a Festa das Trombetas não será cumprida no Arrebatamento e sim na Segunda Vinda.  O Arrebatamento é um mistério que só foi revelado no Novo Testamento é relacionado apenas à Igreja, portanto não há conexão com as Festas Judaicas.
 
"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:52) 
 
Última Trombeta
 
Nesta visão, a trombeta mencionada por Paulo faz referência à 7a e última trombeta descrita em Apocalipse 11:15: "E o sétimo anjo tocou a sua trombeta…" 
 
Ao toque desta última trombeta os eleitos do céu e terra se reunirão. Note que a trombeta será tocada após a tribulação: 
 
"Imediatamente depois da tribulação daqueles dias "'o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz;. as estrelas cairão do céu, e os corpos celestes serão abalados' "Naquela época, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e todas as nações da terra se lamentarão. Eles verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu , com poder e grande glória. Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta , e eles reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma extremidade dos céus para o outro" (Mateus 24:29-31).
 
Paulo também escreveu nas Cartas aos Coríntios que havia um mistério relacionado à última trombeta:
 
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:51-52)
 
No livro de Apocalipse uma série de trombetas são tocadas e na última trombeta é revelado o mistério:  
 
"Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo (mistério) de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos." (Apocalipse 10:7)
 
O cumprimento do mistério é o Arrebatamento que ocorrerrá na última Trombeta quando os santos encontrarão Cristo nos ares, que retornará e estabelecerá o Seu Reino na Terra:
 
"E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre."  (Apocalipse 11:15)
 
Dias de Terror
 
Os dez dias que se iniciam com a Festa das Trombetas e culminam com a outra Festa, o Yom Kippur, serão dias de pavor, de arrependimento e de preparação para o Dia da Expiação.  Esse intervalo de dias entre Yom Teru'ah e Yom Kippur faz conexão com o que Jesus disse em Apocalipse 2:10 o que pode confirmar o cumprimento depois da Tribulação, ou seja, na Segunda Vinda: "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)
 
Outros Eventos relacionados
 
A partir de Yom Teru'ah, onde ocorrerá a Segunda Vinda, outros eventos tomarão lugar: 
 
- O Senhor levantará o Tabernáculo de Davi: "Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo." (Atos 15:16)  
 
- E o restante do seu povo será resgatado: "E será naquele dia que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito, tornarão a vir, e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém." (Isaías 27:13)
 
 
Conclusão
 
A polêmica de Yom Teru'ah poder estar relacionada à Igreja, por isso a questão do Arrebatamento antes da Tribulação, ou de estar relacionada apenas à Israel e portanto seu cumprimento será após a Tribulação, não nos exime de nos aprontarmos como Noiva para o encontro do Noivo (Jesus), seja em cumprimento de Yom Teru'ah ou não.
 
O fato é que Jesus voltará durante a Festa das Trombetas e sem dúvida será um dia de alegria para o povo de Deus e de trevas para os ímpios.
 
Como gosto sempre de dizer o mais importante mesmo é o seguinte: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. (Lucas 21:34-36)
 
Maranata !

http://geracaomaranata.com.br/2013/05/as-festas-judaicas-e-seu-cumprimento-profetico-yom-teruah/

9 comentários:

  1. O símbolo profético do Ano Novo Judaico e o Arrebatamento da Igreja
    1Co15.52

    O ARREBATAMENTO DA IGREJA OCORRERÁ EM TODO O MUNDO, EM UM ÚNICO MOMENTO, AO TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA QUE É SÍMBOLO PROFÉTICO DA FESTA DAS TROMBETAS CELEBRADA ANUALMENTE EM JERUSALÉM

    cada uma das sete Festas Bíblicas do Senhor e seu significado profético, festas estas ordenadas ao povo de Israel, previstas em Levítico cap. 23. As quatro primeiras festas, também chamadas “festas da primavera”, apontam para a primeira vinda do Messias: A Pessah ou Páscoa Judaica (aponta para a Morte de Jesus), Pães Ázimos ou Matzot (aponta para o Sepultamento do Senhor), Primícias ou Habikurim (aponta para a Ressurreição de Jesus Cristo) e Pentecostes ou Shavuot (aponta para Jesus (Yeshua) enviando o Espírito Santo (Ruach Hakodesh) para capacitar a Igreja e dar início ao tempo da graça). As últimas três festas, também chamadas “festas do outono” apontam para a segunda vinda do Messias: Festa das Trombetas ou Yom Teru’ah ou Rosh Hashaná (aponta para o Arrebatamento da Igreja do Senhor, encerrando o tempo da graça), Dia da Expiação ou Dia do Perdão ou Yom Kippur (os sete dias que antecedem ao Dia da Expiação apontam para o período de sete anos da Grande Tribulação, sendo que o Dia da Expiação é dia de arrependimento e aponta para o dia em que o Messias retorna para perdoar o seu povo Israel) e a Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou Sukkot (a grande festa que aponta para o estabelecimento do Reino Milenar do Messias Jesus Cristo na Terra a partir de Jerusalém, junto com a sua Esposa, a Igreja, e com seu povo Israel). Tendo o ciclo das primeiras quatro festas sido plenamente cumprido pelo Messias em sua primeira vinda, o ciclo das três últimas festas será também totalmente cumprido pelo Messias em sua segunda vinda. Vale mencionar que a temporada de festas bíblicas é aberta com a celebração do Rosh Chodesh Nissan, o Ano Novo Judaico, de acordo com o calendário previsto nas Escrituras.


    II – A REVELAÇÃO DA PALAVRA PROFÉTICA DAS ESCRITURAS PARA O ARREBATAMENTO DA IGREJA PODE SER ENTENDIDA ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS JUDAICAS DO PRIMEIRO SÉCULO

    Para se compreender plenamente as profecias contidas na Bíblia, é importante que se atenda a dois pontos: primeiro é importante que se tenha compreensão do significado profético das festas judaicas do Senhor; e segundo é importante que se conheçam as expressões idiomáticas judaicas do primeiro século, utilizadas pelo Senhor e pelos seus apóstolos. Vale destacar que tanto o Senhor Jesus, em sua primeira vinda, quanto os apóstolos, eram todos judeus no primeiro século, seguidores da Torá (05 volumes ou Pentateuco) e Tanach (Antigo Testamento).

    ResponderExcluir
  2. III - A FESTA DAS TROMBETAS VEM ANTES DE UM PERÍODO DE TRIBULAÇÃO QUE PRECEDE O DIA DA EXPIAÇÃO

    Considerando que a Festa das Trombetas (Yom Teru’ah) aponta para o Arrebatamento da Igreja e ocorre três meses após a última festa da primavera (Pentecostes ou Shavuot), o intervalo entre Shavuot e Yom Teru'ah representa o tempo dos gentios ou também chamado de tempo da graça.

    A Festa das Trombetas ocorre no 1º dia da Lua Nova, considerada a noite mais escura do mês, razão pela qual não era fácil identificá-la, tendo em vista que sua face escura está voltada para a Terra e sem acesso do sol.

    Esta festa é considerada, de acordo com tradição judaica, como uma preparação para o 'Dia da Ira do Senhor', sendo também chamada pelos judeus como “Yom Hadin”, que quer dizer “Dia de alerta para o dia do juízo”, indicando que o Arrebatamento da Noiva do Senhor (representado pela Festa das Trombetas) ocorrerá ANTES do período das mais densas trevas sobre a humanidade, denominado de "A Grande Tribulação" (representado pelos sete dias que antecedem ao Dia da Expiação). O texto sagrado de Sofonias 1:14-16 é um claro exemplo deste sentido dado pelos judeus às Festa das Trombetas e ao Dia da Expiação. Confira:

    "O grande dia do SENHOR está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do SENHOR; clamará ali o poderoso. Aquele dia será um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas." (Sofonias 1:14-16).

    Sim, o simbolismo profético do soar das trombetas da Festa das Trombetas anunciará a iminente chegada da noite mais escura para a humanidade, ou seja, o início do Dia da Ira do SENHOR, logo após o Arrebatamento da Igreja...

    ResponderExcluir
  3. IV – A FESTA DAS TROMBETAS (YOM TERU’AH OU ROSH HASHANÁ).

    “Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido (Teru'ah) de trombetas (shophar), santa convocação.” (Levítico 23:24) -

    A Festa das Trombetas ou Yom Teru'ah é celebrada no 1º dia do mês Tishrei, o sétimo mês do calendário bíblico e o primeiro do calendário civil judaico (setembro/outubro no nosso calendário).

    Também pode ser considerada uma celebração da Lua Nova. Como o povo de Israel segue o calendário lunar, baseado nos movimentos da Lua, o dia da festa não poderia ser conhecido antes do tempo, uma vez que dependia do aparecimento da Lua Nova em Jerusalém. Assim que aparecia a Lua Nova, o Shofar era tocado anunciando o início da festa:


    “Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade.” (Salmos 81:3)

    A Festa das Trombetas é a ÚNICA das sete Festas do Senhor celebrada em uma Lua Nova.

    ResponderExcluir
  4. V – A BÍBLIA DESCREVE TRÊS TIPOS ESPECIAIS DE TROMBETAS: A “PRIMEIRA TROMBETA” TOCADA NA FESTA DE PENTECOSTES; A “GRANDE TROMBETA” TOCADA NO DIA DA EXPIAÇÃO; E A “ÚLTIMA TROMBETA” TOCADA NA FESTA DAS TROMBETAS

    As Escrituras Sagradas fazem referência a três tipos específicos de trombetas, cada uma delas relacionada a uma determinada festa do Senhor.

    V.1 - A “PRIMEIRA TROMBETA”

    A “Primeira Trombeta” é tocada durante a festa do Pentecostes (Shavuot), celebrando a entrega da lei. Esta trombeta é descrita em Êxodo 19:16-19:

    “E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de trombeta mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.

    E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

    E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente.

    E o sonido da trombeta ia crescendo em grande maneira; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.” (Êxodo 19: 16-19)

    V.2 - A “GRANDE TROMBETA”

    A “Grande Trombeta” é tocada no Dia da Expiação (Yom Kippur), celebrando o arrependimento e a adoração do povo de Israel perante o seu aguardado Messias. Esta trombeta é muito bem descrita no livro do profeta Isaías 27:12-13:

    “E será, naquele dia, que o SENHOR padejará o seu fruto desde as correntes do rio até o rio do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um.

    E será, naquele dia, que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte santo, em Jerusalém.” (Isaías 27:12-13)

    V.3 - A “ÚLTIMA TROMBETA”

    A “Última Trombeta”, por sua vez, é a última trombeta tocada ao final da Festa das Trombetas, festa esta também chamada de “festival de trombetas”. Este festival é descrito em diversas passagens das Escrituras das quais destacamos as seguintes:

    “Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas

    “Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas

    Considerando que há duas espécies de trombetas nas Escrituras: de metal e de chifre de carneiro (Shofar), a “Última Trombeta” tocada na Festa das Trombetas é um Shofar de chifre de carneiro, diferente da trombeta de metal de Números 10:1-3.

    Como vimos acima, as Escrituras se referem ao “sonido de trombetas”, ou seja, a existência de vários toques (sons) de Shofar.

    O Shofar, na Festa das Trombetas, é tocado por 100 vezes durante os dois dias da festa.

    Vale lembrar que existem 4 toques diferentes de Shofar. Os 3 primeiros toques recebem os nomes:

    TEKIAH TOQUE DE DESPERTAR).
    TEKIAH (um som longo): para reunir-se – acôrdo espiritual (Números 10:3) os quais são tocados 3 vezes repetidos por 11 vezes.

    SHEVARIM (três sons curtos ou cortados) – arrependimento espiritual (Números 10:5) os quais são tocados 3 vezes repetidos por 11 vezes


    TERUAH (nove sons curtos): batalha – ministério espiritual (Números 10:9) os quais são tocados 3 vezes repetidos por 11 vezes


    os quais são tocados 3 vezes repetidos por 11 vezes perfazendo um total de 99 toques com esses primeiros 3 tipos de toques.

    O centésimo e último toque é dado pela Última Trombeta, a qual apresenta um soar todo especial, diferente dos 99 anteriores. A ÚLTIMA TROMBETA é tocada no último dia de festa e seu toque todo especial se chama TEKIAH HA’GADOLAH, o qual é um toque bem longo e forte, o mais prolongado possível.

    Por ser a Última Trombeta da Festa das Trombetas com um toque todo especial, os judeus sempre a conheceram como a “Última Trombeta...

    ResponderExcluir
  5. VI – A ÚLTIMA TROMBETA É TOCADA NO FINAL DA FESTA DAS TROMBETAS, NO PERÍODO DO DIA CONHECIDO, TRADICIONALMENTE, PELOS JUDEUS COMO “ABRIR E FECHAR DE OLHOS”, OU SEJA, O PÔR DO SOL

    O toque TEKIAH HA’GADOLAH da Última Trombeta acontece no último dia, no final da Festa das Trombetas, no período do dia que é tradicionalmente conhecido como “abrir e fechar dos olhos”. Esta expressão idiomática judaica do primeiro século significa “o pôr do sol”.

    Assim sendo, o Toque do Shofar Final (ÚLTIMA TROMBETA) é tocado somente na festa de Yom Teru'ah (Festa das Trombetas), no final desse dia de festa, em uma cerimônia de 100 toques, onde a última trombeta é a última tocada encerrando essa festa no pôr do sol (no “abrir e fechar de olhos”).

    VII – AS ESCRITURAS SAGRADAS REVELAM QUE O TÃO ESPERADO ARREBATAMENTO DA NOIVA DO SENHOR JESUS CRISTO OCORRERÁ QUANDO FOR TOCADA A ÚLTIMA TROMBETA UM SÍMBOLO PROFÉTICO (QUE OCORRE NO FINAL DA FESTA DAS TROMBETAS) EM UM “ABRIR E FECHAR DE OLHOS” (NO PÔR DO SOL) EM JERUSALÉM, MAS ANGÚSTIA DE JACÓ.


    Eis o texto sagrado, escrito pelo Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, sobre o Arrebatamento da Igreja:

    "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos (morreremos), mas todos seremos transformados;

    Num momento, num abrir e fechar de olhos (num pôr do sol) "um Rapto" a última trombeta (tocada ao final de uma Festa das Trombetas "símbolo profético"); porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados (ocorrerá o Arrebatamento da Noiva do Senhor a qualquer momento)

    Segundo a tradição judaica e as Escrituras do Tanach (Antigo Testamento), SÓ EXISTE UMA "ÚLTIMA TROMBETA", ou seja, a última trombeta tocada na Festa das Trombetas. Assim, a “ÚLTIMA TROMBETA” de 1 Coríntios 15:51-52 será a última trombeta que será tocada por um rabino representante de Deus ao final da Festa das Trombetas em Jerusalém. Dia de temor e julgamento, Dia do soar da trombeta.

    Rosh Hashanah no seu significado de julgamento, expressa o julgamento de Deus na terra após o arrebatamento da igreja, como nos diz o Apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Tessalonicenses 5:3: “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão”

    I Tessalonicenses 4:16: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com ALARIDO, e com VOZ DE ARCANJO, e com a trombeta de Deus”.

    O ALARIDO representa o gozo da Igreja:
    "E, quando isto que é corruptível (natureza humana) se revistir da incorrupibilidade, e isto que é mortal (corpo) se reverteu da imortabilidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita Tragada foi a morte pela vitória. (Isaías 25.8).
    Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
    Onde está, ó inferno, a tua vitória.
    Mas graças a Deus que nos dá vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" ICo15.54-55;57

    "Regozijemos-nos, e alegremos-nos, é demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, é já sua esposa se aprontou" Ap19.7

    VOZ DE ARCANJO dias de aflição para Israel:
    "E Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo..." Dn12.1.

    ResponderExcluir
  6. VIII – A FESTA DAS TROMBETAS É CELEBRADA DURANTE DOIS DIAS.


    Como o aparecimento da Lua Nova não podia ser calculado com precisão, adotou-se, então, o costume de se comemorar a Festa das Trombetas em dois dias em vez de um. Assim, a Festa das Trombetas é celebrada no primeiro e segundo dia de Tishrei para que se tenha certeza de que a lua nova apareceria em Jerusalém.


    A Festa das Trombetas é tempo de descanso solene, no qual as trombetas são tocadas a fim de reunir o povo de Israel para o alertar a respeito da proximidade do Dia da Expiação (Yom Kipur), que representa um dia de juízo onde se exige preparação e solenidade.


    Yom Teru'ah significa ‘Dia do Shofar’ ou ‘Dia do Despertar do som da trombeta’.

    Foi neste dia que, de acordo com Esdras 3:1-6, o altar foi reconstruído por ocasião do retorno do povo de Israel do cativeiro babilônico. Também foi neste dia que houve um grande avivamento no meio do povo de Israel ao ouvir Esdras ler o livro da lei, de acordo com Neemias 8:13.

    Assim sendo, atualmente, a Festa das Trombetas é celebrada no primeiro e segundo dias de Tishrei para que se tenha a certeza de que a lua nova aparecerá...

    ResponderExcluir
  7. IX – O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO IDIOMÁTICA “DAQUELE DIA E A HORA NINGUÉM SABE, SÓ O PAI" UTILIZADA PELO SENHOR JESUS (YESHUA) EM MATEUS 24:36.

    A Festa das Trombetas é celebrada por 2 dias, porque era necessário que se esperasse por até 2 dias para que todos os judeus espalhados pelo mundo soubessem da confirmação do aparecimento da Lua Nova em Jerusalém. Com a confirmação, eles poderiam guardar a festa.

    A Festa das Trombetas é o único feriado comemorado por dois dias em Israel, diferente do que ocorre com todas as outras festas. A incerteza se dá por causa do calendário que depende de quando a lua nova é vista em Jerusalém, designando assim, o início de cada novo mês pelo Tribunal Rabínico em Jerusalém.

    De acordo com a tradição judaica, é um dia para ser escondido de Satanás. Assim como Satanás não entendeu o plano da redenção na cruz (vide 1 Cor 2:7-8), simbolicamente, o Dia de preparação para o Juízo era também para ser escondido de Satanás. Este foi o entendimento dos apóstolos que ficaram em Jerusalém e dos judeus cristãos do primeiro século, pois nunca diziam quando o dia da Festa das Trombetas (Rosh Ha’Shanah) aconteceria, pois eles só diziam: “Daquele dia e hora ninguém sabe, só o Pai“. É o único dia em todo o ano, que foi referido pelos judeus do primeiro século, como um dia escondido ou o dia em que ninguém conhecia de antemão a hora exata que ocorreria, por causa da Lua Nova.

    Assim, devido à incerteza do dia e a hora em que apareceria a Lua Nova em Jerusalém, a Festa das Trombetas, de acordo com a tradição judaica, foi chamada de a “Festa Daquele Dia e Hora Ninguém Sabe”. O próprio Senhor Jesus se utilizou da expressão idiomática “Daquele dia e hora ninguém sabe, só o Pai“, em Mateus 24:36 para se referir ao “Yom Teru’ah”, quando tratava de sua segunda vinda.

    Assim sendo, o próprio Senhor Jesus Cristo se referiu à Festa das Trombetas ao nos revelar sobre a sua vinda oculta para arrebatar sua Igreja:


    “Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE (DAQUELA FESTA DAS TROMBETAS), nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai (sabe).” (Mateus 24:36).


    Assim sendo, tendo em vista que a expressão “Dia e Hora Ninguém Sabe” se refere à Festa das Trombetas, Jesus estará nos revelando, nesta profecia, que a Volta do Senhor se dará por ocasião de uma Festa das Trombetas, celebrada em um ano que somente o Pai sabe.

    Ou seja, quanto a saber o ano em que se dará a Festa das Trombetas em que ocorrerá o Arrebatamento da Igreja, somente o Pai Celestial sabe. ..

    ResponderExcluir
  8. X – DE ACORDO COM AS ESCRITURAS E A TRADIÇÃO JUDAICA, NA FESTA DAS TROMBETAS (YOM TERU’AH) OS PORTÕES DOS CÉUS SÃO ABERTOS

    "Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão

    De acordo com a tradição rabínica, Yom Teru'ah é o dia em que os portões dos Céus são abertos, confirmando as revelações das Escrituras de que o Arrebatamento ocorrerá por ocasião do simbolismo desta Festa.

    XI – SEGUNDO A TRADIÇÃO, O CASAMENTO JUDAICO DEVE SER CELEBRADO POR OCASIÃO DA LUA NOVA DURANTE SETE DIAS

    Como vimos neste estudo, a Festa das Trombetas é a ÚNICA das sete Festas do Senhor celebrada na LUA NOVA.

    Segundo o costume judaico, o casamento deve ser celebrado na Lua Nova, por um período de tempo conhecido como “semana do casamento ou semana nupcial da noiva”. Assim, no casamento judaico, o noivo vem para sua noiva, sem aviso, para a recolher. Em seguida, ambos vão para a câmara nupcial na casa do pai do noivo. Nesta câmara, coabitam e se regozijam por sete dias com as portas fechadas. Ao final desta semana, ocorre uma ceia de casamento, também chamada de celebração das Bodas.

    Alguns textos bíblicos comprobatórios são Juízes 14:12; Gênesis 29:27.

    Rosh Hashanah conecta-se ao casamento judaico de outrora, por ser ela celebrada no período da Lua Nova (oculta) em relação ao fechar da porta quando os noivos, depois do seu encontro se escondiam num quarto ou câmara por sete dias com a porta fechada; ela também se relaciona ao encontro da noiva com Cristo através do seu arrebatamento, o qual tem a finalidade de escondê-la por sete anos, durante o período da tribulação. “Vai, pois, povo Meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento até que passe a ira” (Isaías 26:20). “Entra nos teus quartos e fecha a porta” é um termo dirigido ao noivo e a noiva – esposa e marido – como Cristo e Sua Igreja, depois do arrebatamento, até que o período da tribulação passe a Noiva será escondida e protegida da ira de Deus.

    Porém, em Apocalipse 4:1, vemos uma porta aberta: “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”. Este verso é uma confirmação maravilhosa do arrebatamento visto e experimentado por João. Primeiramente, ele vê uma porta aberta no céu, e ouve a voz como de trombeta convidando-o a subir. Isto é profético, pois tem ligação com o dia em que o céu se abrirá e o Senhor Jesus Cristo descerá chamando, pelo som da trombeta, a Sua Noiva para subir, como já vimos em I Tessalonicenses 4:16.

    ResponderExcluir
  9. XII – O CASAMENTO DE JESUS CRISTO (YESHUA) E A SUA NOIVA (IGREJA) SERÁ CELEBRADO SEGUINDO EXATAMENTE OS MOLDES DO CASAMENTO JUDAICO


    O GLORIOSO NOIVO JUDEU VEM BUSCAR SUA NOIVA GENTIA NA LUA NOVA (A FESTA DAS TROMBETAS É A ÚNICA FESTA DO SENHOR CELEBRADA NA LUA NOVA), A LEVARÁ À CASA DE SEU PAI (O ETERNO CRIADOR) ONDE SE REGOZIJARÃO DURANTE UMA SEMANA DE ANOS (A SEMANA NUPCIAL DA NOIVA), AO FINAL DA QUAL SERÁ CELEBRADA A CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO PREVISTA EM AP 19:7-9. NO REINO MILENAR TUDO MINUCIOSAMENTE DE ACORDO COM O RITO DO CASAMENTO JUDAICO. É MARAVILHOSAMENTE IMPRESSIONANTE!!!


    É impressionante se notar que a Palavra Profética se encontra revelada nas profecias e costumes judaicos fundamentados nos textos sagrados do Pentateuco e do Antigo Testamento.

    O casamento entre o Rei dos judeus, Jesus Cristo (Yeshua), e a Igreja se dará EXATAMENTE como previsto entre um noivo judeu e sua noiva. Segundo o costume judaico, o noivo vem buscar sua noiva por ocasião da Lua Nova. Ora, sendo a Festa das Trombetas a ÚNICA FESTA DO SENHOR celebrada em uma Lua Nova, ao seguir a tradição judaica, o Noivo deverá buscar sua Noiva por ocasião da única de suas festas celebrada na Lua Nova: a Festa das Trombetas.

    Primeiramente, seguindo a tradição judaica, o Noivo vem ao encontro de sua Noiva para arrebatá-la ao seu encontro:

    “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

    Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares assim estaremos sempre com o Senhor

    Seguindo a tradição judaica, o Noivo Jesus, em seguida, levará sua Noiva (a Igreja) até a casa de seu Pai, conforme o próprio Senhor nos revelou:

    “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." João 14.2-3

    Também seguindo a tradição judaica, o Noivo e a Noiva permanecerão juntos por uma semana (de anos) na câmara celestial a portas fechadas (Mateus 25:10), enquanto, na Terra, estarão acontecendo os sete anos de Grande Tribulação (Daniel 9:27).


    Sempre seguindo a tradição judaica, ao final desta semana (de anos), será celebrada a ceia de casamento, a chamada Ceia das Bodas do Cordeiro, perfeitamente tratada no do Livro do Apocalipse, capítulo 19, que, ao revelar a queda da Babilônia, ao final dos sete anos de Grande Tribulação, revela também que ocorrerá, ao final destes sete anos, Após o Retorno de Cristo acontecerá celebração da Ceia das Bodas do Cordeiro No reino Messiânico Tudo minuciosamente perfeito:

    “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou."

    E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

    E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” (Apocalipse 19:7-9)

    Recorrendo aos textos originais: a sequência do casamento se dá quando o noivo (Jesus), liberado pelo pai (Deus Pai), ao toque do shofar, na lua nova, vai buscar a noiva (Igreja) em casa dos pais dela, erguendo-a (em hebraico "nissuin") no ar e arrebatando-a (em hebraico "laqach" no grego Asparg) para si, a fim de levá-la à casa que, ele, o noivo preparou para eles, junto à casa do pai dele: "Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também” (João 14.2,3).

    נשואה n ̂esuw’ah, ou נשׁאה n ̂esu’ah = o que é erguido, levado ou carregado

    לקח laqach = arrebatar, tomar, segurar,, pegar, tomar por esposa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...