sexta-feira, 31 de maio de 2013

Os outros Echelons

Após a guerra Fria, os americanos colocaram os seus postos de escuta no centro e no Sul da Alemanha e , secretamente na Áustria e no Irão. Em Itália e Espanha.

Uma estação em Kagnew, em Asmara, na Eritreia, fora-lhes legada pelos britânicos em 1941 e ,até ao seu suposto encerramento em 1970, era a maior estação de intercepção do mundo. Uma das suas realizações mais espetaculares consistia numa antena parabólica que era utilizada para passar mensagens em direção aos Estados Unidos por reflexão na superfície Lunar.
Existem pelos menos 30 nações a ter redes de escuta, a nível global ou regional.

A Rússia, a China, a França e outras nações possuem redes mundiais. Mesmo as pequenas nações europeias como a Dinamarca, a Holanda ou a Suiça, construíram há pouco tempo pequenas estações de intercepção de satélites para obterem e processarem dados mediante escuta das comunicações civis via satélite.

A nível global, cerca de 15 a 20 mil milhões de euros são gastos nesses projetos.

Em França a estação de escuta de satélites, situada em Domes, Sarlat, perto de Bordéus, foi apelidada de Frenchelon ( French- Echelon).

A Rússia tem a organização FAPSI ( Federalnoe Agentsvo Pravitelstvennoi Svyazi i Informatsii ), que empresa 54.000 funcionários, trata-se da : A gência Federal para as comunicações do Governo.

Também a China mantém estações de escuta, duas das quais apontadas para a Rússia e é operada em conjunto com os americanos.
A rede Francesa dirigida pela DGSE , inclui duas bases de intercepção de satélites e um quartel-general de criptografia, bem como estações ultramarinas na Guiana, Nova Caledónia e até no Oceano Índico.

A agência federal de inteligência Alemã, o BND ,mantém uma extensa rede de estações de intercepção na Alemanha e também em Taiwan. Colaboram também com os Franceses na operação de algumas estações ultramarinas ,como a da Guiana.

Até ao início da década de 90 o BND operava uma estação perto de Cádis, dedicada aos cabos que saem de Espanha e Portugal.

O seu nome de código é EISMEER.


Muitos satélites que a NASA lança não se dedicam a estudar o Universo, mas têm sim fins militares.

O primeiro satélite de escutas lançado foi o CANYON, em Agosto de 1968. Depois lançaram outros, Os satélites eram controlados a partir da base de Bad Aibling, na Alemanha. As suas órbitas não eram exactas, e isso fazia com que os satélites mudassem de posição e obtivessem mais dados ao interceptarem os feixes de micro-ondas emitidos pelos seus alvos terrestres. Até ao ano 1977 lançaram mais sete satélites CANYON.

Devido ao seu sucesso, conceberam uma nova classe de satélites ,os CHALET, a base terrestre para os controlar era a Menwith Hill, em Inglaterra. Os primeiros dois satélites CHALET foram lançados em Junho de 1978 e Outubro de 1979. Quando o nome foi apresentado na imprensa os satélites foram apelidados de VORTEX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...