quinta-feira, 18 de julho de 2013

Deseje sempre Shalom



O que significa a palavra Shalom? A palavra Shalom é geralmente traduzda como “paz”. Refere-se à paz entre duas ou mais entidades, nações ou indivíduos, mas pode também se referir à paz interior de espírito de uma única pessoa. Porém, o significado da palavra Shalom é muito mais amplo e profundo, como demonstra sua própria etimologia, que advém da raiz Shin-Lamed-Mem - Shalem. A palavra Shalem significa “ser completo, estar repleto ou pleno”.

A raiz etimológica da palavra Shalom ensina que somente uma pessoa completa, íntegra e com boas intenções pode alcançar a verdadeira e duradoura paz. O caminho necessário para se obter a paz, que é uma ascensão espiritual, é lento, mas os benefícios alcançados são, sem dúvida, de valor imensurável.

Mas esta palavra está associada também com outros significados que são: “paz, prosperidade, bem, inteireza, segurança e saúde!” Ou seja, todas as vezes que cumprimentamos uma pessoa com “shalom” estamos na realidade ministrando estas seis bênçãos sobre a vida dela.

De acordo com o Maharal de Praga - um dos maiores sábios judeus, o significado da “paz” se espelha nas próprias letras da palavra Shalem. A primeira letra, Shin é formada por três ramificações: os extremos - direita e esquerda - e a ramificação do centro, que os une e, por assim dizer, faz reinar a paz entre os opostos. Em seguida, vem a letra Lamed que tem a cabeça erguida para cima, simbolizando a elevação espiritual que se alcança através de Shalom. E, por último, a letra Mem cuja forma se assemelha a de um quadrado fechado, ensinando-nos que aquele que finalmente consegue atingir esse nível, estará protegido pelos quatro cantos, como uma muralha de uma cidade.

A guematria desta palavra é: Shim = 300; Lamed = 30 e Mem = 40. Isso nos dá um total de 370, que reduzido (3+7= 10) dá 10! Nós bem sabemos que este número – 10 – está relacionado à palavra “Keter” que é coroa em hebraico! Então podemos afirmar que quando ministramos shalom para uma pessoa desejamos que ela receba uma coroa de vitória; caso ela rejeite, então esta “coroa” volta para nós!

O mesmo acontece no âmbito orgânico. Quando todos os elementos do sistema humano agem em harmonia, a pessoa tem boa saúde. Porém, quando há algum desequilíbrio - temperatura alta, pouco líquido no corpo, pressão demasiadamente alta ou baixa - o organismo como um todo adoece. Para se viver uma vida saudável, é necessário que haja paz e harmonia entre todos os componentes do corpo. Este é o desejo de cada pessoa para si própria e para os outros.

A saudação judaica "Shalom Alechem" - literalmente, que a paz esteja convosco - também significa, "que tenham boa saúde". Esta era inclusive a saudação preferida de Ieshua, que foi proferida diversas vezes na Brit Hadasha(Novo Testamento).

Ao final da oração da Amidá, recitada três vezes por dia, consta a famosa frase: "Ossé Shalom Bimromáv, Hu Berachamav, Yaassé Shalom Alenu veal Kol Israel" - "Aquele que faz reinar a paz nas Alturas, com Sua misericórdia, concede a paz sobre nós e sobre todo o Povo de Israel". Nossos Sábios lançam a pergunta: Que tipo de conflito há nas alturas, que se faz necessário que o próprio Todo Poderoso intervenha a fim de fazer reinar a paz? E eles respondem: os Céus são formados pela água e pelo fogo. A própria palavra em hebraico para "Céus", Shamayim, indica isso. Shamayim é uma fusão de duas outras palavras: Esh - fogo, e Mayim - águas. A própria natureza desses dois elementos é contraditória: o fogo e a água não podem conviver juntos. Contudo, o Todo Poderoso decreta que haja paz entre esses dois elementos, a fim de dar existência aos Céus.

Um outro aspecto interessante sobre isso é aquele que está relatado na Brit Hadasha, onde Sha´ul nos informa que: “Bendito o Elohim e Pai de nosso Senhor Ieshua o Ungido, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais no Ungido” Ef 1:3. Podemos afirmar então que a “shalom nas alturas” tem a finalidade de liberar aquele “espaço” para que possamos então receber as bênçãos espirituais através do nome de Ieshua! E há ainda mais, pois Sha´ul continua nos falando que Ieshua: “E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, no Ungido Ieshua” Ef 2:6. Bem, mas para que isso aconteça é necessário que haja “shalom nas alturas”, pois para nos “assentarmos nos lugares celestiais” é necessário que não somente a nossa entrada esteja liberada como também nossa vida esteja completamente em “linha” com a vontade do Eterno. E isso somente é possível quando adotamos uma postura de aceitarmos o conselho de Sha´ul: “Revesti-vos de toda a armadura de Elohim, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do adversário. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” Ef 6:11-12. Então, quando isso acontece podemos lutar contra os seres celestiais da maldade “nos lugares celestiais” que foram liberados para nós através da “shalom” do Eterno!

Isso fica ainda mais sério quando entendemos que um dos nomes do Eterno é IHVH Shalom! Vejamos o que nos diz a Escritura sobre isso: “Então Gideão edificou ali um altar ao IHVH, e chamou-lhe: O IHVH é shalom; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas” Jz 6:24. Neste caso Gideão viu a presença do Eterno e julgou que por esse motivo ele morreria; porém o Eterno garantiu-lhe que isso não aconteceria e Gideão edifica um altar cujo nome é: “O IHVH é shalom”. O que isso nos ensina? Aprendemos que o Eterno é também shalom no sentido de que Ele se torna para nós aquilo que “shalom” significa; ou seja, todas as vezes que cumprimentamos uma pessoa com “shalom” o Eterno se torna para aquela pessoa: “paz, prosperidade, bem, inteireza, segurança e saúde”. Ieshua declara que quando entrarmos numa casa devemos saudá-la com “shalom”: “E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; e, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa shalom; mas, se não for digna, torne para vós a vossa shalom” Mt 10.12-13. Então quando suadamos alguém ou uma família com “shalom” e esta pessoa não a “recebe”, ela automaticamente retorna para nós, ou seja, nós nunca perdemos estas bênçãos! Veja ainda que nesta palavra (shalom) estão contidas seis bênçãos! Mas por que seis? O seis nas Escrituras é conhecido por ser o “número do homem”. Então quando somos saudados com shalom sabemos que a nós homens – seres humanos – serão dadas estas bênçãos que nos levarão a patamares em que possamos ser “completos” e plenos na presença do Eterno!


Participe >>>> Deseje Sempre Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...