terça-feira, 27 de agosto de 2013

Crimes, mortes e as mensagens subliminares

Influência do Cinema e da TV
 
Na tarde do dia 16/12/1997, quase 12 mil crianças japonesas foram afetadas pelas cenas de Pokemon, desenho animado que nasceu de um mini-game, virou desenho animado e agora filme no cinema. Do total das pessoas afetadas pelo Pokémon, que é uma junção das abreviaturas de Pocket (bolso) e Mon (monster = monstro), 600 precisaram ser internadas em hospitais locais.
O estudante Vitor Alexandre dos Santos, 21 anos, matou em dezembro de 1998, a avó, o tio, a tia e a mãe para cumprir uma missão designada por 'vozes do além'. Os crimes ocorreram em Mirandópolis (SP) onde morava, e suas relações com "Spawn, o Soldado do Inferno" são muito evidentes. A forma como ele agia lembra o personagem do filme, do qual o estudante anotou um trecho do texto, que depois foi encontrado pela polícia. Spawn estrangulava as vítimas com as mãos. A exumação dos corpos revelou que Vitor quebrou o hióide - osso do pescoço - dos parentes, conforme constatado pela perícia. (Folha de São Paulo - 16/12/1998).
Em maio de 1999, em Denver, Colorado (EUA), dois jovens abriram fogo contra dezenas de colegas na escola. Tinham idéias nazistas, fabricavam bombas através da Internet, eram viciados no jogo 'Doom', e é muito provável que tenham se inspirado no filme 'Diário de um Adolescente' estrelado por Leonardo de Caprio, que interpreta um jovem drogado de Nova Iorque que jogava basquete nos anos 60. Num de seus delírios, imagina-se na sala de aula de sua escola, vestido com uma capa preta e matando todos ao seu redor. Coincidência?
Em fevereiro de 2000, o país assistiu chocado a uma cena brutal. O menino D.J.G, de 9 anos, deu 40 facadas nas costas de sua amiga M.D.N., de 7 anos, enquanto assistia a um programa de TV. O menino disse à polícia que agiu inspirado no filme "Brinquedo Assassino", que havia visto na televisão uma semana antes. No filme, o boneco Chucky 'incorpora' o espírito de um criminoso e passa a matar as pessoas. Trata-se de uma produção americana de 1988 que fez tanto sucesso que teve mais duas continuações, uma delas a 'Noiva de Chucky'. A menina só não morreu porque a faca utilizada era dentilhada. (Jornal da Tarde - 10/02/2000, Revista Educação - março de 2000).
Os Power Rangers foram proibidos no Canadá. A Corte Suprema chegou a conclusão que a maioria dos crimes na adolescência era devido a influência deles. Foram criados por uma seita satânica no Japão - Iokamura em 1972. Um garoto estava brincando no Panamá, com os P. Rangers das 8 as 12 h., quando caiu e começou a retorcer-se. Levantou-se, pegou uma faca e tentou matar o irmão de 2 meses e dizia "No Risen to live" - Não há razão para viver; conforme a tradução que vai para o Panamá. Crianças no Panamá estão se suicidando por causa dos P. Rangers.
Sobre os 'Pokémon': Quatro alunos de segundo grau foram presos na Filadélfia, por atacar outros estudantes a fim de furtar cartões com exemplares de Pokémon. Um estudante de 14 anos foi esfaqueado em Quebec, no Canadá, em uma briga também pelos cartões. Na Carolina do Sul, um menino foi acusado de quebrar uma vitrine para roubar cartões no valor de 250 dólares. (Revista Educação).

Influência da Música
São muitos os delitos comprovadamente relacionados não só ao rock, mas aos rítmos dos mais variados que tem surgido nestes últimos anos em geral. A imprensa tem se encarregado de publicar crimes dos mais hediondos, dos mais perversos que se tem noticia. Segue uma lista de alguns destes crimes, noticiados pela mídia impressa e eletrônica:
-Em agosto de 1969, Charles Manson e sua gangue, chamada 'a família' assassinou a atriz Sharon Tate, que estava grávida de 8 meses. Manson, que acreditava ser o próprio Cristo encarnado, cometeu a barbárie de matá-la e a todos os seus convidados,depois de invadir a residência da atriz na Califórnia.
- O satanista Richard Ramirez, conhecido como Night Stalker (caçador da noite), assassino serial psicopata que aterrorizou a Califórnia na década de 80 (sua prisão foi decretada em Setembro de 1985), tendo matado mais de 14 pessoas e violentar 19 mulheres, se declarou um grande fã do AC/DC, e afirmou matar influenciado pelas letras da banda. Nos locais dos crimes, foram encontradas estrelas de 5 pontas (pentagramas) desenhadas nas paredes. Na casa de uma das vitimas a polícia norte-americana encontrou o boné de beisebol do assassino, com as letras AC/DC.
- Em San Antônio, Texas, um garoto de 16 anos matou uma tia a punhaladas e contou a policia que no momento do crime estava hipnotizado pela musica do Pink Floyd, não podendo sequer se lembrar do ocorrido.
- Em 12 de abril de 1985, um garoto fanático por heavy metal de 14 anos matou três pessoas. O garoto (que tinha tatuado um grande 666 no peito) informou estar dominado por Eddie (mascote do Iron Maiden) quando cometeu os assassinatos.
- Em 1987 foi capturado o assassino serial, ocultista e canibal Gary Heidnik. Em sua casa na Filadélfia os vizinhos escutavam heavy metal durante todo o dia.
- Na madrugada de 06 de janeiro de 1985 em S.Paulo, Roberto Agostinho Peukert Valente, um jovem de 18 anos, quando ouvia música rock tarde da noite, ficou totalmente fora de si, ao ser repreendido pela mãe. Irado, depois de 20 minutos, acabou matando os pais e mais 3 irmaos a tiros e facadas. 07/01/1985 - Depois de preso, foi apurado que era aficcionado pelo som das bandas Chilliwack (do Canadá), YesEletric Light Orchestra e Pink Floyd. (Isto É: 16/01/1985 - Jornal da Tarde: 13/07/1985 - Folha da Tarde: 13/07/85).
- Monica Granuzzo Pereira, estudante carioca de 14 anos de idade, foi assassinada por 'apreciadores' do Heavy Metal (rock pesado), que segundo se relatou na época, ouviram vários destes discos antes de cometerem o crime.
- Os pais do garoto Steve Boucher, que se suicidou com um tiro na cabeça, tentaram processar a banda AC/DC dizendo ser a musica Shoot to Thrill a responsável. O garoto se suicidou sentado sobre um poster da banda.
- Em Fevereiro de 1986, foi encontrado o corpo enforcado do garoto Phillip Morton, enquanto ao fundo o disco The Wall (com a musicas Goodbye Cruel World e Waiting for the Worms) tocava continuamente.
- Em outubro de 1984, John McCollum, de 19 anos, se matou com um tiro na cabeça enquanto ouvia "Suicide Solution" (A solução Suicida), de Ozzy Osbourne. Ele ainda estava com fones de ouvido quando o corpo foi encontrado. (Folha de São Paulo: 23/01/1986).
- Em dezembro de 1985 dois garotos de 18 anos, Raymond Belknap e James Vance, depois de ouvir "Beyond the Realms of Death" (Judas Priest), foram ao playgroud de uma igreja próxima e se suicidaram com tiros de espingarda. Os pais tentaram mover uma ação contra a banda.
- Dennis Bartts, 16 anos, de Center Point, Texas informou a um amigo que pretendia encontrar Satan, foi ao campo de futebol da escola e se enforcou na trave enquanto ouvia "Highway do Hell" (AC/DC) em um walkman.
- Em 9 de Janeiro de 1988, Thomas Sullivan, 14 anos, fã de Ozzy Osbourne, cortou a garganta da mãe e se suicidou em seguida.
Suicídio
O suicídio nada mais é que, o ato de tirar a propria vida, ou matar a si próprio, em outras palavras o suicida também é homicida. A prova de que a música rock contribuiu para o aumento do suicídio entre os jovens, é que entre os anos de 1952 e 1962 o índice de suicídios aumentou 50%. Coincidência? As pesquisas já mostraram que 18% dos suicídios praticados na juventude, entre outros atos de violência, devem ser atribuidos à influência do rock'n roll. O suicídio hoje já é a terceira causa da morte de jovens e adolescentes, só perdendo para os acidentes e os homicídios. Várias são as referências diretas e indiretas (subliminares) a respeito do suicidio em quase todos os estilos de música, em especial no rock. Citaremos a seguir alguns depoimentos, declarações e trechos de músicas que tratam (ou induzem) sobre suicídio:
AC/DC - A faixa "Wanted for Murder" (Procurado por assassinato?) preferida pelo jovem Steve Boucher teria sido a causa de seu suicídio.
Anthony Kiedis - Integrante do grupo Red Hot Chili Peppers fez o seguinte desabafo no fim de uma 'tournée': "...Nunca pensei tanto em me matar como nos últimos tempos..."
Blue Oyster Cult - Na música intitulada "Don't fear the reaper" (Não tema o ceifador) eles aconselham uma jovem que está pensando em suicidar-se: "Baby, tome a minha mão. Não tenha medo de satanás. Baby, tome a minha mão..." no fundo se ouve as palavras "Don't fear the reaper" sendo repetidas várias vezes.
Deborah Harry - Integrante do grupo de punk rock "Blondie" tem uma música que diz: "Morra jovem e fique bonita, não fique velha e feia, voce, morra jovem e fique bonita".
Deep Purple - Na capa do album 'Abandon', o título de mesmo nome aparece em vermelho, como se escrito com sangue e a imagem é de um homem saltando de cima de um prédio; em segundo plano, ao fundo ve-se o topo de varios arranha-ceus.
Elton John - Tem uma canção intitulada: "Don't shoot me" (Não me mate) e "I'm gonna kill myself" (Vou me matar). Várias de suas canções têm a 'morte' como tema. Ele próprio declarou: "A morte me preocupa, é verdade. Mas sou também apaixonado pelas melodias tristes, melancólicas. Componho canções que gostaria de ouvir no meu funeral".
Gabriel Pensador - Numa das faixas do álbum 'Loura Burra' se ouve no fundo: 'o melhor é se suicidar'.
Iron Maiden - Na música "Phantom of the opera" (Fantasma da ópera) eles cantam: "...e voce sabe e eu sei que voce não vai durar muito...", na "Another life" eles cantam: "...Mas estou cansado de viver/ Posso terminar tudo hoje", na "Innocent exile" (Exílio inocente) diz: "Minha vida é tão vazia/ Não tenho motivos para viver...", na "Killers" (Assassinos) diz: "...Minha hora é chegada/ Surge o chamado da morte um grito quebra o silencio da noite..." em "The Trooper" (O Cavalariano) diz: "...E enquanto eu fico esquecido e sozinho/ sem uma lágrima eu exalo meu gemido de morte", em "Still life" (Natureza morta) diz: "... Todo sangue da minha vida esta sendo drenado lentamente/ e eu sinto que estou mais fraco a cada dia/ de algum jeito eu sei que logo/ estarei me juntando a eles no fundo da piscina... agora esta claro eu sei o que fazer/ ...de mãos dadas então pularemos na piscina/ ... oh...nós mergulharemos juntos/será para sempre", em "Powerslave" (Escravo do poder) diz: "Eu sou um escravo do poder da morte...", em "Heaven can walt" (Céu pode esperar) diz: "... É agora que poderia ser um anjo da morte que veio para mim...".
Judas Priest - Foi levado aos tribunais por ter induzido dois jovens ao suicídio.
Kiss - Tem uma música Intitulada "Destroyer" (Destruidor) que trata sobre suicídio. Um rapaz quando ouvia esta musica deitado no banheiro, sem saber porque quis se matar com uma faca que tinha na mao. (Violence in Rock Music - David Benoite - K7).
Legião Urbana - Grande número de músicas da banda fala de 'fossa', depressão e desajustamento conjugal. Na canção "Vinte e Nove" eles cantam: "...me embriaguei morrendo vinte e nove vezes..." e na "Tempestade" diz: "...Vem de repente um anjo triste perto de mim...". A alusão é obvia ao 'anjo da morte', uma vez que a Bíblia não faz citação a anjos tristes. A mídia divulgou intensamente que Renato Russo, que estava com aids, já não saia mais de casa, a não ser para cumprir contratos se apresentando em shows e que, recusava se alimentar. Por acaso isto não é suicídio?
Metallica - A maioria de suas melodias celebra o suicidio, o odio e a desesperança. Em muitas cançoes da banda, a morte é a única escapatoria num mundo de banalidade enegrecida. "Tingindo-se até a cor preta", do seu album "Cavalga no relâmpago", elogia a morte como uma amiga bem vinda num mundo de frustaçao, dor e fracasso.Satanismo: B. Larson. A musica 'Fade to Black' diz: 'I have lost the will to live, simply nothing more to give. There is nothing more for me, need the end to set me free'. (Eu perdi a razão de viver, simplesmente não tenho mais nada a dar, não existe nada mais para mim, preciso do fim para me libertar).
Motor City's Burning - Tem uma música que diz: "Sirva seu país no seu suicídio; ache uma bandeira para dar 'tchau', mas antes do fim, traição talvez valha a pena".
Ozzy Osbourne - Tem uma música intitulada "Suicide Solucion" (Solução suicida). Conforme noticiado no jornal Folha de São Paulo de 23/01/1986, o jovem John McCollum de 19 anos foi induzido ao suicídio por esta música. O Institute for Bio-Acoustics Research, que foi contratado para fazer uma avaliaçao desta musica concluiu que a mensagem em 'backward masking' diz: "Why try, why try? Get the gun and try! Try it! Shoot! Shoot!" (Por que não tentar? Pegue uma arma e atire! Atire!).
Van Halen - Em uma música intitulada "Jump" (pulo) ele fala sobre suicídio.

Influência dos Games
- O estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que em Novembro de 1999 estava com 24 anos, disparou tiros de submetralhadora numa platéia de 40 pessoas que assistiam o filme "Clube da Luta" num cinema do Morumbi Shopping, em São Paulo. Meira repetiu exatamente as mesmas seqüências que verificamos no game Duke Nuken. Desde a entrada no cinema, no banheiro, a escolha e regulagem da arma, enfim tudo é uma infeliz repetição na vida real do que ele via nas cenas do game. Em sua casa foram encontradas dezenas de provas que Mateus da Costa Meira era viciado além do Crack e Cocaína, em games, dos quais fazia pirataria para conseguir algum dinheiro. Final Trágico: 3 mortos e vários feridos. (Folha de São Paulo / O Estado de São Paulo - 05/11/1999).
- Keith Flaig, de 14 anos, apanha uma faca de caça e rasga a garganta de Nicholas Watts, seu melhor amigo. Logo após, pega uma pistola calibre 20 e atira na irmã de Micholas, de 10 anos. Depois vai a procura da mãe do garoto e desfere-lhe um tiro fatal no rosto. Por último, Keith coloca a arma na boca e se suicida. Parece enredo de videogame, mas não é. O crime ocorreu em Portland, uma cidade pacata nos EUA. A polícia só tem uma pista: O jogo de videogame macabro que jogavam no computador. (Revista Veja - 24/01/1996).
- Os jovens Eric e Dilan, que em abril de 1999, mataram 12 colegas e um professor na Columbine High School, no Colorado (EUA), eram entre outras coisas, viciado no jogo 'Doom'. Trata-se de um game em 1ª pessoa, onde a arma que aparece na tela, em primeiro plano, é da própria pessoa que está jogando, ou seja, ela assume literalmente o papel de quem atira. Coincidência?
- Uma criança jogando Nintendo, seguindo as ordens que, de acordo com ela, eram dadas pelo diabo, do tipo: se quiser prosseguir aperte a tecla 1, etc. e você terá super poderes. O diabo pediu que escrevesse tudo e registrasse para que todos soubessem do seu poder. O menino ateou fogo ao corpo, e ele e o quarto onde estava foi consumido pelo fogo, com exceção apenas do vídeo e o nintendo que ficaram intactos.

Casos verídicos de influência do RPG
Ao pesquisar as influências do RPG, principalmente entre jovens e adolescentes principalmente, ficamos quase sempre divididos nos resultados:
Os jogadores "mergulham" no mundo imaginário do RPG ou é o RPG que traz à realidade, o mundo da magia?! Pesquisamos há alguns anos atrás, o caso de um jovem que, ao preencher uma ficha de inscrição na secretaria de uma escola, no lugar onde deveria escrever o seu nome, este colocou o nome do personagem que 'encarnava' no RPG! Este jovem só voltou a si, depois que foi advertido duas vezes pelo amigo, que nos testemunhou este fato, que disse: "- Ei cara, você está louco? Você viu que nome você colocou aí na ficha?!".
Por isso, encontramos dentre os aficionados de RPG, um grande número de esquizofrênicos, pessoas que perderam a noção de realidade, vivendo num mundo virtual fantástico, pessoas de dupla personalidade, ao lado de anões, duendes (como a Xuxa), gnomos, elfos, "hobbits" (como Tolkien) ou "halflings", como foram batizadas estas criaturas no "Dungeons&Dragons".
Os jogos de RPG, Magic, e outros similares, podem servir de iniciação ou desenvolvimento do ocultismo, magia negra, vampirismo e Satanismo quando encontram em jogadores de pouca idade, ou que já apresentam uma predisposição adquirida de literaturas, envolvimentos em rituais e outras fontes afins. Tem sido para muitos, um caminho sem volta.
Homicídios e Suicídios influenciados pelo RPG
Os tribunais, vez ou outra, são palco de acirradas discussões sobre a influência destes jogos, assim como tem ocorrido com os games violentos.
O Dr. Thomas Radecki, psiquiatra e diretor de uma entidade americana que pesquisa a violência na TV, já testemunhou como especialista em vários julgamentos por assassinatos induzidos pelo jogo. Radecki documentou 123 casos de homicídios e suicídios pelos quais ele culpa "Dungeons&Dragons".
Por sua vez, o neuropsicólogo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Daniel Fuentes, em entrevista à Folha de S. Paulo (15/04/2002), diz que o RPG pode ser utilizado como meio, mas não representa, isoladamente, a causa de um ato violento.
Temos relatos de mais de 200 casos de mortes, nos EUA, entre homicídios e suicídios, causados pela influência do RPG.
- Em 1979, James Dallas Egbert, estudante de Michigan (com 16 anos na época e dono de um QI 180), esteve escondido durante um mês, em túneis subterrâneos quando jogava D&D. James, que também era viciado em drogas, estava há um ano em tratamento numa clínica psiquiátrica quando cometeu suicídio. O caso deu origem a um livro e um filme com Tom Hanks.
- Em 1982, o RPG foi novamente relacionado ao suicídio. O estudante Irving Pulling, com 16 anos de idade à época, jogava "D&D" na escola. Ao voltar para casa, Irving cometeu suicídio com uma pistola. Sua mãe, Patrícia Pulling, desesperada, responsabilizou o jogo pela morte do filho e começou uma espécie de cruzada contra o "Dungeons&Dragons".
- Em 1984, os irmãos Steve e Dan Erwin, usuários de D&D, de apenas 12 e 16 anos de idade, respectivamente, foram encontrados mortos, aparentemente por suicídio. A autoridade responsável pela investigação declarou: "Sem dúvida, o D&D custou-lhes a vida". A investigação e o envolvimento com o RPG ganhou destaque nacional na época. Concluído o processo, a justiça não foi conclusiva quanto à influência do jogo na morte trágica dos adolescentes. (Fonte: http://rpgworld.ath.cx/article66.html)
- Em 1985, o estudante Sean Sellers, sob a alegação de "desordem múltipla de personalidade" (conforme seus advogados), matou um funcionário de uma loja de conveniências em 11 de janeiro de 1987 e, menos de um ano depois, seus próprios pais adotivos. Sellers, que teria sido influenciado por "D&D" no momento dos crimes, com 16 anos de idade, acabou sendo a primeira pessoa a ser condenada à pena máxima com esta idade. O estudante, antes de ser executado, se converteu ao Cristianismo, confessando que seu envolvimento com o Satanismo começou com o RPG - D&D. Sellers foi executado no ano de 1999. (Fonte: http://www.chick.com/articles/frpg.asp)
- Tom Sullivan, de 14 anos de idade, esfaqueou sua mãe até a morte, num ritual em círculo do D&D feito no chão do seu quarto, ateando fogo em seguida. Por sorte, seu pai e seu irmão menor acordaram com o detector de fumaça. Tom, porém, tinha cortado seus pulsos e garganta com um canivete de escoteiro e acabou morrendo na neve, no jardim do vizinho, em 19/01/88. (Fonte: cf. Amarillo Globe Times, 1992)
- Joseph Malin, usuário de D&D, de Salt Lake City, UT., nos EUA, foi declarado culpado por ter assassinado, em 1988, uma adolescente de 13 anos de idade, enquanto jogava RPG.
A menina foi estuprada, sua garganta foi cortada e apunhalada duas vezes no peito. A polícia afirmou que os impulsos violentos foram incitados "pelo extremo envolvimento com a fantasia do RPG Dungeons and Dragons". (Fonte: Salt Lake Tribune, 02/03/1988)

- Em 1996, o estudante Roderick Ferrell, 16, de Calloway, Kentucky (EUA) executou os pais de sua namorada, também integrante do grupo que havia fundado. Rod, como era chamado, vestia-se sempre com um casaco preto e andava com uma espécie de cajado na mão. Usava também um símbolo que, de acordo com ele, era "da imortalidade dos vampiros." Rod era líder do "Clã dos Vampiros", um grupo formado por aproximadamente 30 adolescentes. Iniciou-se no Satanismo sacrificando pequenos animais domésticos, arrancando suas patas ou pisoteando-os até a morte. O grupo de Rod já era conhecido da polícia, pois já tinha sido denunciado pela pratica de rituais de sexo e de mutilação de animais, bebiam o sangue em seguida. Em novembro de 1996, durante uma viagem ao estado da Flórida com amigos, Rod Ferrell induziu a garota Heather Wendorf, 15 anos, a entrar para seu culto, e assassinou seus pais, Richard e Naoma Ruth Wendorf. Rod confessou friamente os dois homicídios e diz que ficou "p. da vida" porque Naoma derrubou a xícara de chá que segurava nas mãos sobre ele, quando foi golpeada por um pé-de-cabra. O rpgista repetia sempre a frase "Quero abrir o portal do inferno", e dizia que precisava de muitas almas para isso. Foi condenado e executado na cadeira elétrica em 19/02/98, na Flórida (EUA).
(Fonte: http://www.estadao.com.br/ext/magazine/maga23/sata3.htm)
- Dois casos abalaram a cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, em novembro de 2000. Iara dos Santos Silva, de 14 anos e Fernanda Venâncio de 17 anos, estudantes do mesmo colégio, foram encontradas mortas, exatamente com as mesmas características entre elas, no espaço de seis dias entre um assassinato e outro. Ambas foram estupradas, torturadas e estranguladas com o cadarço de seus tênis. Após uma denúncia anônima, a polícia chegou a uma "seita de vampiros", cujo líder, um adolescente conhecido como "o vampiro", vestia-se de preto, a exemplo dos outros jovens integrantes de grupos que jogavam "vampire" (Vampiro, em inglês), conhecidos na localidade como "jovens de preto". "Dizem os especialistas em educação que o RPG, em sua origem, é saudável. O que me preocupa são as distorções desse objetivo e aqui, em Teresópolis, com certeza, não está saudável. Ouvi alguns jovens que participam deste jogo de vampiros e achei que há algo errado, mas eu não sei qual é a proporção do malefício..." declarou a Juíza Inês Joaquina Santana, da Vara da Infância e Juventude de Teresópolis. Sonia Ramos, mãe de Fernanda, a segunda vítima desabafou: "Está acontecendo alguma coisa muito estranha nesta cidade, porque não é normal cerca de 4 mil jovens se vestirem de preto, dormirem em cemitérios e casas abandonadas e fazerem reuniões macabras. É difícil entender como crianças tão jovens estão ligadas a uma coisa dessas. Entre a literatura do "mestre dos vampiros" estão livros satânicos. No entanto, eu n ao posso acusar ninguém, só estou assustada, porque eu não sabia que existia isso em Teresópolis".
- Comportamento compulsivo leva jovem à morte.
Em Novembro de 2001, outro caso de influência comprovada do RPG, movimentou a opinião pública nos EUA. Shawn Woolley, de 21 anos era jogador compulsivo de Everquest, um tipo de RPG jogado 'on-line'. O jovem de Wisconsin, nos EUA, que chegou pedir demissão do emprego para poder jogar mais horas por dia o game. Desempregado, Shawn foi despejado e foi morar com a mãe, Elizabeth. Como era epilético, quando jogava mais de 12 horas seguidas, Shawn tinha crises e acabava desmaiando. Assim que acordava, levantava-se do chão e continuava jogando novamente. Este comportamento compulsivo levou sua mãe Elizabeth, fazê-lo freqüentar um grupo de terapia para pessoas com tendências ao vício, onde foi diagnosticado como depressivo e com personalidade esquizofrênica. Após uma pequena melhora, o jovem voltou a morar sozinho e claro, a jogar novamente. No último feriado de Ação de Graças, nos EUA, sua mãe foi visitá-lo em seu apartamento, encontrando o rapaz caído no chão, várias anotações relacionadas às tramas do jogo à sua volta e o computador ligado no EverQuest. Até aí a cena já era conhecida de Elizabeth, não fora o fato de Shawn estar com um revólver na mão e um tiro na cabeça.

- Tragédia no Brasil: da ficção do RPG à realidade.
"A família da estudante Aline Silveira Soares, 18, quer deflagrar uma campanha para desestimular os jovens a participar de jogos ou adotar práticas inspiradas em Satanismo e vampirismo"- era a notícia estampada no Jornal o Tempo, de Minas Gerais, terra da jovem Aline Soares. A garota foi encontrada nua e degolada, em um cemitério, no último dia 14, em Ouro Preto. Segundo o delegado Adauto Corrêa, que investiga o crime, o corpo de Aline foi encontrado com perfurações de faca no cemitério, próximo de um jazigo violado. Tudo indica que a estudante estava jogando RPG com um grupo de jovens. No decorrer do jogo, ela teria sido marcada para morrer por um dos competidores, apelidado de "anjo da morte", e acabou assassinada. Nos últimos dias, Corrêa recolheu depoimentos de diversos amigos e parentes de Aline, entre eles a prima, adepta das disputas e suspeita de ter presenciado o crime, embora tenha negado envolvimento. Como a polícia, os parentes de Aline também desconfiam que o crime possa estar relacionado ao desvirtuamento de uma partida de RPG conhecido como "Vampire", cujos personagens são vampiros, demônios e outros seres ligados ao mundo sobrenatural...". ( Fonte: Jornal O Tempo 24/10/2001 - Minas Gerais)
O assassinato ocorrido no Brasil em outubro do ano passado, calou até os maiores defensores do RPG, com direito inclusive, a várias reportagens especiais da Rede Globo, Bandeirantes e outras emissoras menores sobre o caso. Em quase todas as matérias, foi explorada a comparação passo a passo do jogo, com as cenas brutais do crime hediondo cometido pelos jogadores. As matérias do noticiário davam detalhes da tragédia: a moça perdeu o jogo, e como 'castigo', ela deveria ser punida severamente, em um cemitério.

Um comentário:

  1. Portanto tomai do da a armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as artucias ciladas. Do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue e sim contra os principados , as potestades, contra o príncipe do mundo das trevas contra as hostes espirituais da iniqüidades nas regiões celestes. Efesio 6.11:12

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...