terça-feira, 27 de agosto de 2013

MENSAGENS SUBLIMINARES

SUBLIMINAR: O QUE É

A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da
persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas.
Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem
que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto
visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o
nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira
consciente, e aceitamos-a como se tivéssemos sido hipnotizados. Por
definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas
dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção
consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a
tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na
nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica
inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
Subliminar é qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da
consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental. As
mensagens ou propagandas subliminares são veiculadas nos mais diversos
canais de comunicação como TV, cinema, radio, historias em quadrinhos,
revistas, RPG, fliperamas, vídeo games, músicas, informática, teatro,
jornais, outdoors, embalagens, bonecas, vitrines, etc. Este tipo de
propaganda fere as normas do bom senso e do livre arbítrio, pois não nos
dá opção de escolha, seja na compra de um produto, uma filosofia ou
ideal político.

SUBLIMINAR: ORIGEM

O registro escrito mais antigo sobre influência subconsciente,
que se conhece está escrito no livro de Gênesis, escrito por Moisés
(primeiro livro da Bíblia), onde lemos a história entre Jacó e seu tio
Labão. Jacó, após trabalhar vários anos de graça para ele, faz um acordo
aparentemente inviável e totalmente favorável a seu tio, No contrato
constava que toda cria do rebanho sob seus cuidados que nascesse
listrada, salpicada e malhada seria sua, como forma de salário e todas
de peles lisas continuariam de Labão. Dada a dificuldade de ocorrerem
estes casos, Labão que era seu sogro, aceita prontamente a proposta.
Jacó, inspirado divinamente, coloca nos bebedouros e nas bicas de água,
varas de álamo, aveleira e castanheiro, descascadas de tal forma, que
aparecia a parte clara dos caules em forma de listras, malhas, etc. "E
concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas,
salpicadas e malhadas". Ou seja, ao beber água, a imagem das varas que
não era focada conscientemente, ficava registrada nos seus
subconscientes repetidas vezes durante o dia. Esses estímulos
subliminares, eram remetidos diretamente ao ventre das fêmeas,
interferindo na formação genética dos embriões. Jacó, tornou-se desta
forma, um dos homens mais prósperos da época.


SUBLIMINAR: COMO SURGIU

Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo
projetor especial, taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na
tela frases como DRINK COKE e EAT POP CORN. O taquicógrafo pode ser
comparado a um tipo de projetor de slides que projeta um único slide na
velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado do
projetor do filme - cuja projeção é ao ritmo de 24 fotogramas por
segundo - e fica repetindo a imagem ( sobreposta ao filme) a cada cinco
segundos para dar a ilusão de movimento. Durante o filme Picnic, com Kim
Novac, no Brasil Férias de Amor, o segundo projetor emitia um slide com
a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide era
projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido
conscientemente, mas a repetição do sinal subliminar causava efeitos no
subconsciente do público, aumentando as vendas da Coca-Cola em 57,7%.
Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam
otimizados caso fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais.
Ambos comprovaram que o emprego de mensagens subliminares projetadas no
campo visual esquerdo (direcionadas assim ao hemisfério direito do
cérebro) são mais eficazes quando são empregadas imagens. Wilson Brain
Key descreve uma técnica de edição de imagem que gera um mosaico de
impressões visuais, chamado efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e
cita os comerciais de TV da Coca-Cola, nos quais até quatro tomadas são
mostradas em um só frame, mostrando pessoas e cenários diferentes o que
satura o consciente que não consegue forçar um sentido, aceitando a
cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição em ritmo de
vídeo clipe, muitas tomadas ou cenas em segundo, é um claro exemplo da
fórmula proposta:
SUBLIMINAR= > Maior quantidade de informação (dividido por)

< Menos tempo de exposição

SUBLIMINAR: COMO FUNCIONA

Na subliminar visual as imagens são captadas pelos olhos, que
fazem mais de 100 mil fixações conscientes por dia. Numa fração de
segundo esta imagem é invertida pelo nervo óptico e enviada ao cérebro
(hipotálamo) para ser processada. O núcleo desta área, exerce controle
de atividades das mais importantes do organismo, como o sono,
temperatura do corpo, metabolismo da água, etc. Com o taquistoscópio
provou-se que o cérebro reage a imagens projetadas a uma velocidade de
exposição de até 1/3000 de segundo! Vale transcrever aqui a experiência
sobre resposta emocional a imagens do Dr. Roger Sperry, prêmio Nobel de
Neurofisiologia e Anatomia de 1981. A equipe de Sperry projetou uma
fotografia de modelo despida da Playboy no campo visual esquerdo de um
paciente operado da secção do corpo caloso, órgão que une os 2
hemisférios do cérebro, a uma velocidade altíssima, impossível de se
verificar conscientemente. Lembramos que o nervo óptico é cruzado, ou
seja, o olho esquerdo envia informações ao hemisfério direito do
cérebro. Estava provado, o paciente esboçou um sorriso, sem entender o
que estava realmente acontecendo, ao mesmo tempo em que os aparelhos
registravam alterações nos seus displays, provando a sua excitação.


SUBLIMINAR: DEFENDENDO-SE

Neste momento, pare por 30 segundos o que você esta fazendo.
Este é o tempo normal de um comercial de TV. Dê uma olhada geral à sua
volta. Pronto! Agora tente anotar (mentalmente) tudo o que você viu. OK.
De olhos fechados procure responder por exemplo, quantos livros haviam
na estante, ou quantas almofadas haviam no sofá, ou que horas marcava o
relógio da sala, se o mostrador dele era com algarismos romanos ou
arábicos ou qual era a cor da sua meia? Olhe novamente, agora procurando
fixar com mais atenção nos cantos, nos detalhes. Percebeu quantas
coisas foram simplesmente ignoradas. Percebeu que sua lista poderia
conter pelo menos 3 vezes mais objetos? Todas as coisas à sua volta,
todos os detalhes, não foram acrescentados ou alterados. Eles
continuaram nos mesmos lugares. As coisas que você anotou, são na
realidade as percepções conscientes. As que você não viu ou pensa que
não viu, foram 'anotadas' sim, porém a nível de inconsciência,
subliminar. Realmente é inconcebível que um indivíduo pudesse
concentrar-se de maneira consciente em todas as coisas ao mesmo tempo. A
percepção consciente é portanto fragmentária. É impossível à mente
humana lidar com todas as percepções, sejam visuais, auditivas,
olfativas, gustativas e táteis ao mesmo tempo. Sabemos que alguns
espiões, são treinados exaustivamente para, numa passada de olhos,
'fotografar' objetos, códigos, equipamentos, números de série de
equipamentos, etc. Você também pode chegar a este nível. Tenha fé! Os
neurofisiologistas, psicólogos, comunicólogos e todos quantos estudam e
se apaixonam por esta matéria, sabem há muito tempo que apenas uma
pequena fração de uma percepção é registrada de modo consciente. Se você
fosse submetido a um processo de hipnose ou narcosíntese, (não
aconselho), certamente iria descrever o mesmo ambiente da experiência
anterior com uma riqueza de detalhes que certamente iria impressioná-lo.
Logo, é possível desenvolver, através da repetição de experiências
semelhantes a realizada, substituindo a sua sala por exemplo, por
qualquer veículo de comunicação ou emissor de mensagens: TV, teatro,
jornais, revistas, cinema, games, outdoors, etc. Você vai se surpreender
com a quantidade de mensagens 'escondidas' que vai descobrir nos cantos
e detalhes desta 'sala'. Uma outra técnica de caçar mensagens na TV e
nos games, por exemplo, é gravar o programa ou jogo em vídeo e em
seguida pausar ou congelar as imagens. Nos games, tenho encontrado muito
material escondido. Observe que quando estão jogando, as crianças (ou
adultos) estão totalmente concentradas no centro da ação, ou seja, no
centro do monitor. Quando estiver pausando as imagens, faça uma
varredura, em tudo aquilo que geralmente ninguém vê: olhe os muros, as
placas das ruas, dos carros, as mensagens pichadas nas paredes, as
simbologias ocultistas, nazistas, ideológicas, etc. A primeira reação
que você vai sentir depois de tudo isso é de indignação, de 'bronca' por
saber que foi muito tempo enganado.

OBJETIVO

O objetivo maior das mensagens é de controlar sua mente. As
inserções de imagens, palavras, ícones ou idéias não podem ser
percebidos pelo consumidor em um nível normal de consciência, portanto
não lhe é dada a opção de aceitar ou rejeitar a mensagem, como acontece
com a propaganda normalmente. Isto fere um princípio divino, chamado de
livre arbítrio. Ou seja, Deus que é Deus, não obrigou o homem a seguir
os seus caminhos, antes, propôs-lhe que optasse ou pelo bem ou pelo mal.
Você pode consultar as leis de Moisés, que constituem ainda uma das
bases do Direito até os dias de hoje. As sociedades modernas vivem
enganadas com a pseudo ilusão de que tem o controle de todas as coisas, e
que todas as coisas podem ser controladas. Tudo isso em verdade são
fantasias, reforçadas inconscientemente através de um bombardeio de mais
de 100 mil fixações por dia.


Fonte Tabernaculonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...