terça-feira, 25 de março de 2014

Os quatro segredos de Moisés para você conseguir orar

 
''E Moisés costumava tomar a tenda, e armava-a para si fora do arraial, bem longe do arraial, e chamava-lhe a tenda da congregação. E ocorria que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. Êxodo 33:7''

Aqui acha-se quatro segredos para desenvolvermos uma vida de oração. Oração é a coisa mais importante que você pode fazer. Pode não parecer, mas é. Pode parecer que a coisa mais importante é fazer o bem ao próximo. Ou pregar. Ou louvar. Isso tudo é extremamente importante, porém o que adianta fazer isso, fazer o bem a milhares, pregar e salvar milhões de almas, se você mesmo não tiver comunhão com Deus? Oração é também uma das coisas mais difíceis por causa de duas coisinhas:
1 Ninguém sabe orar.
2 Ninguém gosta de orar.

Sim, ninguém sabe orar, por isso o Mestre nos deixou um modelo de oração chamado de Oração do Pai Nosso. E também ninguém gosta de orar, por isso mesmo o Espirito de Deus intercede por nós e nos ajuda a orar.
E o que é orar? É falar com Deus, é a coisa mais bela que você pode fazer. Uma mulher chamada Dorothy Stang foi presa na China por 20 anos por ser cristã. Presa, torturada e estuprada. 20 anos de cadeia por ser cristã. Sem bíblia, sem cd gospel pra ficar ouvindo,sem dvd de pregação pra ficar vendo, como ela suportou 20 anos sem perder a fé? Resposta: Oração.

Indo direto aos quatro segredos de Moisés.
Primeiro: ''E Moisés costumava''
Oração tem de ser um hábito, um costume, que nem escovar dentes ou tomar banho. Já aconteceu de você acordar as pressas e ter de sar na rua e depois se parar e perguntar ''Será que escovei os dentes hoje?'' Por que você se pergunta? Porque já é um habito seu. A oração tem que ser assim. Não é só orar só na ora que for dormir e comer. Oração então tem que ser constante, todo dia. Pesquisas cientificas mostram que se uma coisa pode se tornar um habito pra toda sua vida quando você faz isso durante 21 dias sem cessar. Como o desejo vem depois da ação, só vamos gostar de orar depois que isso se tornar um costume.

Segundo: '' E armava-a para si''
Ai esta o segundo belo segredo. A oração é um sacrifício e é uma disciplina. É um costume e uma disciplina, uma regra que você se impõe. Moisés já tinha 80 anos. Estava no deserto. Ele guiava um povo nada mole pelo deserto, um povo de mais de 2 milhões de pessoas que toda hora ficava reclamando das coisas. E ainda assim, sendo velho e guiando um povo gigante pelo deserto, Moisés que armava sua própria tenda. Ele não pedia pra ninguém, ele mesmo fazia. Orar é difícil, exige sacrifício e tem de ser uma disciplina. Ninguém começa a orar porque quer. O desejo de orar, a vontade mesmo vem depois que o hábito já esta estabelecido. E é uma coisa que você faz sozinho. Você e Deus. Mas e quando você não sabe o que falar com Deus? Não tem o que falar, muito menos vontade de falar? Fale sobre isso rss. Comece ''Deus, tô aqui falando Contigo, não to com vontade nem sei como fazer isso mas to aqui fazendo isso''Pronto já começou a orar. Fale também sobre o que ta acontecendo na sua vida, problemas, preocupações, medos, desejos, sonhos. Tem que falar como se fala a um amigo. A gente fala tanta coisa com gente que não vai mudar nada na nossa vida, falamos da nossa vida pra todo mundo e pra Aquele que merece nossa atenção 24hrs por dia não falamos nada e depois reclamamos. ''Ah, mas Deus já sabe do que eu preciso'' Sabe, mas ele quer ouvir de você. Quando você ama alguém você não tem vontade de falar com ela? Ficar perto, conversar. Deus também.

Terceiro: ''Bem longe do arraial''
Havia o arraial, onde estava o povo, mas não era ali que Moisés orava e fala com Deus. Ele orava distante do povo, longe de todos, só ele e Deus. O Messias disse ''Quando fores orar, entre no seu quarto, em secreto, feche a porta e teu Pai que te vê em oculto, te recompensará em público''. Moisés mesmo com tanta gente pra guiar, ficava só e orava, aquilo era prioridade na vida dele. Sempre dizemos que não temos de orar. Mas temos tempo pra todo o resto. Até as coisas mais idiotas, mas orar não achamos tempo. Por isso um grande executivo de um país, ele tinha uma hora para orar sempre. Era de 12H até 13H. E não importa quem ligasse neste horário, ele não atendia. Um dia o presidente daquele país queria falar com aquele executivo, pois este executivo era um homem de Deus muito respeitado e sempre dava boas orientações. E o presidente ligou no horário da oração. A secretária atendeu e explicou que naquele momento não dava pra falar com ele. O presidente disse que era muito urgente, uma decisão no governo e precisava de uma orientação imediata, mas mesmo assim não deu. Quando se passou os minutos da oração,o executivo atendeu e o presidente perguntou ''Por que você não me atendeu antes?'' e o executivo disse ''Porque eu estava falando com Alguém mais importante''. Pra Moisés mesmo sendo importante guiar o povo, afinal era o chamado dele, era mais importante ainda falar com Deus.

Quarto: ''e chamava-lhe a tenda da congregação''
Apesar de Moisés ter seu lugar de oração longe do povo, orando sozinho, ali era chamado de tenda da congregação. Porque mesmo que orar sozinho seja importante, a oração em congregação também é. Isto é, harmonia e união com os irmãos. Não estou falando exatamente sobre congregar numa denominação religiosa, mas sim de estar unido aos seus irmãos da fé. Isso fortalece a alma. O salmista disse no salmo 133 '' Como é bom e agradável que os irmãos vivam em unidade e harmonia. É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão e para a gola de suas vestes''. Davi esta dizendo, que a união com os irmãos da fé seja como o óleo de Arão. Há basicamente 7 tipos de óleos aproveitáveis. Um usado para ungir rei, outro profeta, outro usada para acender a candeia, outro usado no templo para adoração....
Este óleo que fala-se no verso é um óleo que funciona como uma cola. Ele gruda mesmo, grudento, muito grudento. Quando o óleo se derramou sobre o levita Arão, o óleo ficou colado no seu corpo, no seu cabelo, desceu sobre sua barba(que os brasileiros chamam de ''costeleta'') e depois para a barba de arão(Debaixo do Queixo) e depois para suas vestes, e isso sem sair do corpo, grudado mesmo. Assim deve ser a união com os irmãos, muita união, que nada consiga separa-los e que orem juntos, um ajudando o outro como ensinou o apostolo Tiago

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Tiago 5:13-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...