segunda-feira, 31 de março de 2014

O Misterioso Caso do navio SS Ourang Medan

medan topo"Que mistérios estão ocultos nos mares de todo o planeta? Existiriam forças sobrenaturais agindo nesses locais tão distantes e isolados? Que tipo de acontecimento faz com que navios grandes e pequenos e tripulações completas desapareçam sem nunca mais serem vistos, e sem qualquer tipo de vestígio?" O fato a seguir se refere é um desses misteriosos e enigmáticos acontecimentos que assombram os mares do nosso mundo! Pouco após o fim da Segunda Gerra Mundial ocorreu em águas internacionais próximas à Indonésia, um fato que se tornou um dos maiores mistérios da história naval. Em uma noite de fevereiro de 1948, diversas embarcações receberam um macabro pedido de socorro.
Entre trechos indecifráveis de código morse, a mensagem dizia: “Todos os oficiais, incluindo o capitão estão mortos. Provavelmente tripulação toda morta. Estou morrendo”.O alerta havia sido enviado pelo operador de rádio do navio SS Ourang Medan, de bandeira holandesa. Através da triangulação do sinal, descobriu-se que a mensagem partira de algum lugar próximo ao Estreito de Malaca, sendo que um navio mercante americano que estava próximo ao local, o Silver Star, partiu em socorro à embarcação.
medan1
O Silver Star encontrou o navio SS Ourang Medan à deriva poucas horas depois e, à primeira vista, não havia qualquer dano no casco. A tripulação do Silver Star tentou estabelecer contato com o Ourang Medan por meio de sinais sonoros e luminosos, mas não obteve qualquer resposta. Uma equipe foi montada às pressas para subir à bordo e investigar o que havia acontecido, e o cenário que encontraram foi aterrorizante. Toda a tripulação estava morta, com os olhos abertos e uma expressão de imenso terror em seus rostos. Alguns cadáveres estavam com os braços estendidos, como se apontassem para alguma coisa quando morreram. Apesar disso, nenhum sinal de violência que justificasse as mortes foi encontrado nos corpos. O capitão do Silver Star decidiu rebocar aquele navio até o porto mais próximo, mas, uma explosão ocorreu no compartimento de cargas enquanto o Ourang Medan estava sendo preparado, obrigando os homens a abandoná-lo e soltar as amarras de reboque rapidamente.
medan2
Em poucos minutos a embarcação foi consumida pelo fogo e afundou, encerrando todas as chances daquele mistério ser resolvido. As teorias que tentam explicar o destino terrível da tripulação do Ourang Medan vão de ataque de piratas, carga ilegal de produtos químicos, até acontecimentos paranormais e atuação de OVNI’s. O que levou aqueles homens à morte, deixando seus rostos contraídos de pavor? Se piratas tivessem invadido o navio haveria algum sinal de luta nos corpos, o que torna o transporte de substâncias químicas a hipótese mais plausível. A água do mar teria entrado em contato com um carregamento de cianeto de potássio, liberando gases tóxicos e também com nitroglicerina, ocasionando a explosão. Esse não é o único mistério envolvendo o navio. Mas nenhuma dessas teorias pode explicar o motivo dos olhares aterrorizados de todos os tripulantes mortos, como se tivessem contemplado algo tão terrível que nenhum deles jamais teria visto em suas vidas.
medan mapa
Outro grande mistério que envolve esse fatídico navio, é de que apesar de existir uma referência ao Ourang Medan em na edição de maio de 1952 do periódico Proceedings of Merchant Marine Council, publicado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, oficialmente e de forma estranha, tudo indica que esse navio jamais existiu. Uma pesquisa realizada com a marinha mercante de vários países, incluindo a Holanda, não encontrou nenhum registro de embarcação com esse nome, nem de qualquer investigação sobre seu destino. Especula-se que se trataria de um barco com nome falso, em missão secreta. Mas se fosse esse o caso, que missão seria essa, e novamente citando, isso também não explicaria a forma terrível em que os corpos foram encontrados. O Silver Star, ao contrário, comprovadamente existiu e realmente navegava pelo Estreito de Malaca na época do incidente.

Intoxicação por monóxido de carbono

Gaddis apresenta a teoria de que um fogo ardente despercebidos ou mau funcionamento no sistema de caldeira do navio pode ter sido responsável pelo naufrágio. Escapando monóxido de carbono teria causado a morte de todos a bordo, com o fogo lentamente ficando fora de controle, levando à destruição definitiva do navio.

Fenômenos paranormais

A história já apareceu em várias revistas e livros sobre Forteana, começando com um artigo de 1953 na revista Fate. Autores como Jessup especulam que a tripulação poderia ter sido atacado por UFOs ou forças paranormais antes de suas mortes. Provas circunstanciais citadas por estas fontes inclui a aparente ausência de uma causa natural de morte, as expressões supostamente aterrorizadas nos rostos dos mortos, e rumores de que alguns dos mortos "apontavam" na direção de um inimigo desconhecido.
Vários autores tem notável incapacidade de encontrar qualquer menção do caso no Lloyd Register (sociedade de classificação marítima e organização da gestão de risco independente). Além disso, não existe nenhum registro de um navio com o nome de Ourang Medan localizado em vários países, incluindo a Holanda.
Enquanto Bainton afirma que a identidade do Silver Star, que foi relatado para ter sido envolvido na tentativa de resgate que falhou, foi estabelecida com alguma certeza, a falta de informações sobre o navio afundado o que deu origem a suspeita sobre a origem e credibilidade da historia. Bainton e outros levantaram a possibilidade de que as contas de data, local, nomes dos navios envolvidos, e as circunstâncias do acidente podem ter sido inexatas ou exageradas, ou que a história pode ser completamente fictícia.
O que realmente aconteceu naquela noite de fevereiro de 1948? Infelizmente, é provável que as chances de termos essas perguntas respondidas tenham naufragado, junto com o SS Ourang Medan e sua malfadada tripulação, e que a verdade nunca venha à tona. Esse é mais um mistério de algo grande e fantático que ocorreu no mar, e que nunca será desvendado.
Fonte: http://www.alemdaimaginacao.com/
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...