domingo, 28 de setembro de 2014

Os Ninjas

ninja-espadaShinobi, também conhecidos como Ninja era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Koga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. 
Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular. História e técnicas - A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpo (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios básicos.
 
ninja1a

As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo, um ocultamento e transporte mais fáceis. Pórem nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a shinobi katana uma arma também muito popular na época. Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça Kemuridama para facilitar suas fugas.
Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.
Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.
ninja2a

Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento de combate junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tessen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações de que precisavam. Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.
Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com correntes e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
ninja3a

Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas para o Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.
Fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji, foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo todo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.
O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos jogos, mangás e animes. Com certeza, o que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam.

Mitos sobre os ninjas

Aprenda alguns mitos históricos sobre esses guerreiros de habilidades incríveis. O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes.
Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.

ninja4a

Ninjas são apenas um mito - Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.
Ninjas conseguem parar uma espada usando suas mãos - Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.
O uniforme dos ninjas é preto e eles sempre usam máscaras - Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.
Ninjas podem “desaparecer” - A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.
ninja5a

Ninjas conseguem matar com apenas um toque - Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.

ninja5

Ninjutsu é o nome de um tipo de luta - Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais. Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budo Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:

Seishin-teki kyoko (refinamento espiritual)

Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)

Kenjutsu (luta com espada)

Bojutsu (luta com cajado)

Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)

Sojutsu (luta com lança)

Naginatajutsu (luta com naginata)

Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)

Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)

Hensojutsu (disfarce)

Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)

Bajutsu (equitação)

Sui-ren (treinamento aquático)

Boryaku (tática)

Choho (espionagem)

Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)

Tenmon (meteorologia)

Chi-mon (geografia)


Shurikens são usadas para matar à distância - Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.
Ninjas usam apenas armas japonesas antigas - Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas.
Ninjas precisam ser fortes e rápidos - Na verdade, o verdadeiro esquema do ninjutsu é usar seu corpo da maneira correta, seja você magro, gordo, alto, baixo, forte ou fraco. Tudo é questão de saber o efeito que você pode provocar no oponente movendo-se da forma que lhe é possível. E não há necessidade de velocidade. Sendo calmo, é possível dominar seu atacante

Treinamento

ninja6

Conheça as principais técnicas ninjutsu para atacar e se esconder

ninjamokuton
Mokuton quer dizer "uso da árvore". O ninja se esconde atrás de troncos ou agita galhos para desviar a atenção do oponente

ninjasuiton
Suiton é o "uso da água". O guerreiro pode ficar várias horas submerso, respirando por finos tubos de bambu, ou distrair o inimigo com o ruído da água

ninjadoton
Doton, ou "uso do solo e das pedras". Formações rochosas ou buracos no solo são usados para se esconder. As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras"

ninjakinton
Kinton é o "uso do metal", para ofuscar a visão do inimigo refletindo luzes brilhantes ou distraí-lo com ruídos

ninjakaton
Katon, ou "uso do fogo". A atenção do oponente é desviada por meio de truques pirotécnicos ou fumaça de pólvora

ninjacorpo
O combate corpo a corpo é chamado pelos ninjas de jutaijutsu. Na hora de atacar, procuram sempre desarmar o inimigo. Durante a luta, o objetivo é acertar os pontos vitais ou arrebentar os ossos dos adversários

ninja3


As técnicas de combate ninja se valem de um variado estoque de armas das mais temíveis

arma1 aikuchi

Aikuchi - A Aikuchi é um Tanto (a mais pequena das espadas curtas japonesas) sem a tsuba (guarda-mão). Devido à lâmina curta, a Aikuchi e o Tanto são mais referidos como "adaga" ou "faca". Esta arma normalmente acompanhava a Katana e a Wakizashi, espadas usadas pelos Samurai e também pelos Ninja. Muito eficaz a curta distância ou na luta no chão.  Servia para arremessar também. As Aikuchi mais pequenas tal como a Kaiken e outras armas de lâmina facilmente ocultável, foram muito populares para a Yakuza (máfia japonesa) e mulheres-ninja, como arma de emergência ou suicídio.

arma2 - Ashiko
Ashiko - Os Ashiko eram "garras" de ferro ou aço que consistiam de uma banda metálica com 4 espigões normalmente posicionados alternadamente em cima e em baixo da banda metálica. Eram usadas nos pés, da forma que vemos na imagem. Ajudavam o Ninja a escalar mais rapidamente e com mais eficácia, podendo-se também usar em conjunto com os Shuko (mais abaixo nesta página). Podiam ser usados também numa luta, pontapeando com os Ashiko colocados.

 arma3 - bo shuriken
Bo Shuriken - É um dardo cilíndrico, angular ou circular, com cerca de 10cm a 15cm de comprimento (normalmente), que se arremesa manualmente. Os Ninja podiam usar venenos nas pontas dos dardos, para que quando atingissem o oponente, o veneno entrasse na circulação sanguínea, afectando e atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem ou matando-o. Estes dardos podem também ser usadas no interior da mão para ajudar na luta corpo-a-corpo, espetando o adversário em vários pontos-chave.
Classificação pela forma:

Hari gata - bastonete ou agulha.
Kugi gata - forma de cravo.
Hogo gata/Te yari gata - forma de lança.
Kunai gata - forma de kunai.
Ryobari gata/Ryohashi tsurugi gata - dardo com de duas pontas.
Tanto gata - forma de faca.
Kankyuto gata - formato de palito.
Mesu gata - forma de grampo ornamental para o cabelo feminino (usado pelas Kunoichi).
Matsuba gata/Enbi ken - forma de pinheiro ou rabo de andorinha.
Negishi Ryu Shuriken - shuriken da Escola Negishi Ryu.
Kogai - utilizado como grampo-de-cabelo japonês e limpador de cera de ouvido.
Wari kogai - semelhante a um kogai cortado ao meio; também utilizado como hashi.
Umbari - peça de corte transversal e triangular confeccionada em aço.
Kozuka/Gokatana - pequena faca de uso geral, ou como faca de bolso.

arma4 - fukibari
Fukibari - Fukibari são dardos muito finos, de madeira ou de aço, com 2/3 polegadas de comprimento (5,08cm a 7,61cm de comprimento). Normalmente são disparados através de uma zarabatana, mas podem ser escondidos no interior da boca, debaixo da língua ou do céu-da-boca e disparados a curta distância do adversário, enrolando a lingua em forma de U e exalando o ar repentinamente. Diz-se que existiam vários clãs Ninja que usavam bastante esta técnica como ataque surpresa.

arma5 - hira shuriken
Hira-Shuriken - Hira-Shuriken é uma lâmina plana que normalmente tem mais de três pontas. São conhecidas como "estrelas ninja" no Ocidente, normalmente com três até oito pontas. Também são conhecidas apenas por Shuriken, o nome mais popular para estas lâminas, ou Shaken. Muito usadas no Japão antigo, eram usadas para distrair os inimigos, quando atiradas, com o reflexo da luz, pois podiam fazer com que o oponente prestasse atenção noutra coisa, ou quando atingissem este último, iriam causar pequenos cortes e ferimentos e causar uma interrupção no movimento do oponente, abrindo assim uma "janela de tempo" para atacar letalmente com outro meio, fosse espada ou outra arma de maior porte. Mas muito raramente o Shuriken em si era usado de forma letal, ao contrário do que se vê nos filmes e outros espectáculos relativos ao Ninjutsu ou aos Ninja. Os Ninja também podiam usar venenos nas lâminas, para que quando atingissem o oponente, o veneno entrasse na circulação sanguínea, afectando e atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem ou matando-o. Estas lâminas podem também ser usadas no interior da mão para ajudar na luta corpo-a-corpo, cortando ou espetando o adversário em vários pontos-chave.
Classificação dos Hira-Shuriken:

Pelas pontas
Nipo shaken - 2 pontas
Sanpo Shaken - 3 pontas
Shiho shaken - 4 pontas
Goho shaken - 5 Pontas
Roppo shaken - 6 pontas
Shichi ho shaken - 7 pontas
Happo shaken - 8 pontas
Kuho shaken - 9 pontas
Jippo shaken - 10 pontas
Ju yon po shuriken - 14 pontas
Pela forma

Hangetsu shaken - meia-lua
Hishi gata shuriken - losango
Senban shuriken - quadrado
Juji shaken - cruz
Tsume shaken - garra
Manji shaken - cruz swastika invertida (símbolo budista/xintoísta que representa a boa sorte)
Tatami juji shaken - dobrável com formato aberto de cruz

arma5 - katana
Katana - Uma Katana é um sabre/espada longa japonesa.No entanto, a palavra Katana foi incorporada na língua portuguesa no séc. XVI, após a chegada dos portugueses ao Japão. Por essa razão, nestes quase quinhentos anos, essa palavra foi perdendo a sua pronúncia japonesa, "aportuguesando-se" e ganhou novos sentidos em português, especialmente nas variantes europeia, africana e asiática, designando uma variedade de objectos como espadas, sabres ou facas de cortar mato grandes. Com o renovar do interesse pela cultura nipónica, nos vários países de língua portuguesa, nos últimos anos, a palavra "catana" reforçou o seu sentido original. Surgida no Período Muromachi, era a arma padrão dos samurais e também dos Ninja para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi. A katana era usado em campo aberto, enquanto a wakizashi servia para combate no interior de edifícios. Apesar dos samurais terem desenvolvido tradicionalmente a esgrima usando uma espada manejada pelas duas mãos juntas, existem estilos de kenjutsu que possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo, como por exemplo o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu e o Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi. Na sua obra, Gorin No Sho (O Livro dos Cinco Anéis), Musashi advoga o uso das duas espadas, dizendo ser "indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada". O conjunto das duas armas chama-se daisho, que literalmente quer dizer "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando seu prestígio social e honra pessoal. A diferença entre a espada ninja (ninja-to) e a katana samurai dá-se na sua forma, sendo que a espada ninja tem forma recta e ponta é normalmente também recta, tendo a lâmina não tão afiada (devido à práctica do "doku no jutsu" - envenenamento). Já a espada samurai possui uma leve curvatura e ponta semi-curva, muito bem afiada. Isso deve-se à diferença de que o ninja carrega a sua espada às costas a maior parte do tempo, portanto usará um corte vertical de cima para baixo ao sacar a espada, e o samurai leva sua espada na cintura, realizando um corte transversal de baixo para cima ou na horizontal, quando saca a espada.
A Katana era muito mais do que uma arma para um samurai... era a extensão do seu corpo, da sua mente e era para si considerada a sua alma. Forjadas nos seus detalhes cuidadosamente, desde a ponta, até a curvatura da lâmina, eram trabalhadas totalmente à mão. Assim, os samurais virtuosos e honrados faziam da sua espada uma filosofia de vida. Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material; simbolicamente, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.
Havia ainda um sabre pequeno, chamado tanto, que era utilizado não apenas para combates, mas também para o ritual do seppuku (suicídio honroso). A diferença básica entre as três era o tamanho, tendo a Katana um comprimento de 60 a 90 cm de lâmina (hamon); a Wakizashi entre 30 a 60 cm; e o tanto um comprimento de cerca de 30 cm. Cada espadachim escolhia as espadas de acordo com as suas preferências, tanto em termos de forja, quanto em termos de comprimento e curvatura da lâmina.
As medidas das espadas japonesas são referenciadas em shaku (uma medida equivalente a 30 cm). Qualquer lâmina que possuir até um shaku é considerada um tanto; se o comprimento da lâmina for entre um e dois shaku, então ela é considerada uma shoto (é a categoria da wakizashi e da kodachi); se a lâmina possuir um comprimento maior que dois shaku, então ela é considerada uma daito (como a katana e a tachi); e, ainda, se a lâmina tiver de quatro a cinco shaku, ela é considerada uma Masamune (Katana com um punho do comprimento de três punhos). Fora estes, existem muitas outras variantes de sabres japoneses. Kenjutsu, Kendo, Iaido e Iaijutsu são as artes marciais comumente associadas ao manejo da Katana.

arma6 - kodachi
Kodachi - A Kodachi é uma espada de tamanho intermediário entre a Wakizashi e a Katana. No caso da versão ninja desta arma, a lâmina é recta, ao contrário da versão samurai, em que a lâmina é ligeiramente curva. É usada principalmente para defesa pois o seu tamanho reduzido (59cm) duplica a sua velocidade em relação a espadas maiores, embora não proporcione um bom ataque. A Kodachi tem a dobra da lâmina levemente maior que a Wakizashi e um pouco mais leve, e o seu tamanho é mais aproximado com a Wakizashi do que com a Katana. É frequente ser confundida com a Wakizashi. Atualmente, existem alguns praticantes que usam duas kodachi simultaneamente para lutarem, misturando as técnicas com estilos de outras artes marciais, como Karate, Judo e mais frequentemente o Kenpo, pois alguns registros históricos dizem que alguns Ninja da antiguidade, principalmente as Kunoichi, utilizavam essas combinações misturadas com Ninjutsu.

arma7
Kubotan - O Kubotan é uma arma usada em várias artes marciais. O manejo do Kubotan é praticado principalmente em Ninjutsu, Krav Maga, Kobudo, Modern Arnis e Ju-Jutsu. Fundamentalmente, o Kubotan é um "taco" curto usado como intensificador de pressão. Um Kubotan deve ser alguns centímetros mais comprido do que a largura da mão do utilizador, de modo a sobressair de ambos os lados de um punho fechado. A maior parte dos Kubotan têm 13 a 15cm de comprimento e entre 1 a 2,5cm de espessura, conforme o material. Muitos Kubotan são munidos ainda de ranhuras para se agarrarem melhor. Alguns exemplares são pontiagudos ou arredondados nas pontas e muitas armas desta espécie podem ser actualmente adquiridas com uma perfuração que possibilita serem usadas como porta-chaves. Um Kubotan é feito, normalmente, de alumínio ou madeira, raras vezes também de material sintético. A origem desta arma é discutível. Entre outras possibilidades supõe-se, porém, originária das Filipinas ou do Japão. Além de Kubotan é ainda denominada Yawara-Bo, Pasak, Dulo-dulo, pau-de-palmeira ou, mais recentemente, taco-de-bolso, simplesmente. Prováaelmente existem ainda muitas outras denominações. Alguns Kubotan (especialmente modificados para Ninjutsu) podem ter armas ocultas no seu interior, como Bo Shuriken, Metsubushi, ou uma pequena lâmina. O Kubotan é, actualmente, um instrumento de controlo, de grande utilidade, para as forças de segurança. As técnicas que se praticam com um kubotan podem ser reproduzidas com qualquer objecto rígido de forma e tamanho semelhante, como uma caneta, um grampo para cabelo, etc.

arma8
Kunai - A Kunai é uma arma ninja que consiste numa lâmina de ferro com um grande furo na base (ou pode não ter furo), destinado a amarrar cordas, originária da era Tensho no Japão. Eram destinadas ao arremesso com ou sem corda, a fim de ferir o inimigo à distância. Muito utilizada por ninjas em assassinatos. A Kunai é uma arma muito eficaz e que pode ser destinada a diversos fins. Os ninjas utilizavam-na para arremesso, para servir de uma espécie de pinos de escalada, para fazer armadilhas, as Kunai mais largas podiam ser usadas como uma espécie de espátula ou pá para escavar, etc.

arma9
Kusari Fundo - Kusari-Fundo é uma arma muito usada no Japão Feudal que consiste numa cadeia de elos com um peso ligado a cada extremidade da cadeia. Existem vários tamanhos e formas de elos e de pesos, pois não havia nenhuma regra definida para a construção destas armas. Outros nomes populares são Manriki-Gusari que significa "dez mil cadeias de alimentação" ou apenas Manriki ou Kusari.
Partes da Kusari-Fundo:
A cadeia (Kusari)
Normalmente o comprimento da cadeia forjada pode variar de cerca de 12 polegadas (30,5cm) até 48 polegadas (1,22m). Os elos da cadeia podem ter diversos formatos, incluindo redondo, elíptico e oval. A espessura dos elos também é variada. Normalmente, o primeiro elo da cadeia anexa ao peso era redondo e muitas vezes maior e mais grosso, ao contrário dos restantes elos da cadeia.
O peso (Fundo)
O peso atribuído a cada extremidade da cadeia pode ter vários tamanhos e formas. Os dois pesos geralmente correspondem exactamente no tamanho e na forma, mas em alguns casos podem ser completamente diferentes um do outro, com um deles sendo muito maior do que o outro, ou tendo formas diferentes ou do outro. As formas dos pesos mais frequentes são redondo, hexagonal e retangular. O peso podia ser bastante leve ou muito pesado, variando normalmente entre 56,25 gramas a 122 gramas.
O Kusari-Fundo era usado em combate para defender ataques e aprisionar os membros do adversário, podendo de seguida reconduzir o ataque ou efectuar chaves e projecções com a ajuda da arma em si. Pode-se também usar os pesos das extremidades para atacar com movimentos circulares, que irão imprimir bastante força centrífuga ao peso e criar um momento linear bastante poderoso. É só imaginar sermos atingidos na cabeça (especialmente num ponto vital) por 56 a 122 de aço bruto a grande velocidade.
Em treino, para segurança dos praticantes, usa-se uma versão de corda do Kusari-Fundo, em que os pesos são recriados por nós nas extremidades.
Na actualidade, qualquer objecto do quotidiano com características funcionais iguais ou semelhantes a um Kusari-Fundo (como uma corda, um cinto, um fio de telefone, um cachecol, etc...) pode ser usado do mesmo modo e com as mesmas técnicas da arma em si para defesa pessoal

arma10
Kusarigama - A Kusarigama é uma arma tradicional japonesa que consiste de uma kama (o equivalente japonês a uma foice) com uma longa corrente (2 a 4 metros de comprimento, normalmente, podendo variar conforme o utilizador ou o fim a que se destinava) presa ao cabo e um peso de aço na outra extremidade da corrente. Embora a Kusarigama seja um derivado de uma foice de agricultor, e embora a foice fosse frequentemente usada como arma pelos agricultores durante a era feudal do Japão, é importante notar que esses agricultores não usavam a Kusarigama. O seu objetivo como uma arma era muito evidente, muito diferente de uma foice, e não poderia ser ensinado abertamente. A arte de manusear a Kusarigama é chamada Kusarigamajutsu. O kanji de kusarigama significa: kusari (鎖) = corrente e kama (鎌) = foice.
Método de uso
Atacar com a arma normalmente implica balançar a corrente com o peso fazendo um grande círculo sobre a cabeça (estilo cowboy), e então chicotear para frente para enlaçar a lança, espada, ou outra arma, ou até mesmo imobilizar os braços ou pernas do adversário. Isso permitia ao utilizador da Kusarigama avançar facilmente e atacar com a foice. Um utilizador de Kusarigama também podia atacar com o peso directamente, da mesma forma que se ataca com o Kusari-Fundo (acima), causando ferimentos graves ou mortais ao seu adversário, enquanto ainda estava fora do alcance da espada ou lança do adversário. A Kusarigama também foi empregada como uma arma anti-cerco, sendo que a corrente permitia também que a arma fosse recuperada depois de ser atirada contra a força atacante. Muitos contos fictícios de Kusarigama mostram combatentes a balançar a foice com a corrente, em vez do peso de ferro. Apesar de parecer mais "espectacular", esta não é, normalmente, a utilização adequada da arma. Uma das poucas excepções a esta regra é a Houten Ryu, uma escola marcial japonesa que ensina a disciplina da Kusarigama.
Relatos históricos de Kusarigama
De acordo com alguns relatos, a Kusarigama é uma arma que é bem adequada contra espadas e lanças. Registos mostram que a Kusarigama foi extremamente popular no Japão Feudal, em muitas escolas, do século 12 ao século 17. O uso da Kusarigama é ainda bastante ensinado na Escola de Ninjutsu Koga Ha Kurokawa-Ryu. Um notável exemplo do uso e abuso desta arma é a história do grande professor de Kusarigama Yamada Shinryukan, do século 17. Shinryukan era conhecido por ter assassinado muitos espadachins com sua arma, até que foi atraído para um arvoredo de bambu por Araki Mataemon. No interior desse arvoredo, devido ao terreno, Shinryukan não foi capaz de balançar a corrente e fugir da espada de Mataemon, e assim foi derrotado e morto com relativa facilidade. Talvez um dos mais famosos utilizadores históricos da Kusarigama é Shishido Baiken. Era um espadachim de grande habilidade e foi proficiente também com a Kusarigama, mas foi morto pelo lendário guerreiro Miyamoto Musashi, quando este último atirou uma faca na direcção de Shishido enquanto balançava a corrente acima da cabeça, atingindo-o e, em seguida abateu-o com um golpe da sua espada.

arma11
Kyogetsu-Shogue - O Kyogetsu-Shoge, é uma arma que tem uma lâmina recta de dois gumes com uma outra lâmina curva sobressaindo num ângulo de 45º a 60º. Na base do cabo fica presa uma corda fina com cerca de 3,5m a 5,5m (também podia ser uma corrente) sendo que na outra extremidade da corda estava uma argola larga de ferro ou madeira. Pensa-se que esta arma terá sido desenvolvida como uma derivação da Kusarigama (acima). Sendo uma arma quase exclusivamente usada pelos Ninja, o Kyogetsu-Shogue tinha muitas aplicações úteis. As lâminas servia para cortar ou estocar, snedo que as técnicas usadas eram semelhantes às usadas para a Kusarigama. A corda ou corrente podia ser usada para ajudar a escalar, aprisionar um oponente e para muitos outros fins. O longo alcance permitia aprisionar o oponente e os seus movimentos, e então obter poder de corte a uma distância segura. Com um bom treino e habilidade, esta arma podia ser usada para, a uma distância segura, enrolar a corda a uma espada (balançando a corda e argola num grande círculo sobre a cabeça, estilo cowboy e largando para a frente, enlaçando a espada) e "arrancá-la" das mãos do oponente, deixando-o desarmado e podendo até apanhar e atacá-lo com a sua própria espada.

arma12
Matsuba-Gata Shuriken - Tal como o nome sugere (Matsuba-Gata Shuriken), este é um Shuriken que tem a forma de rabo de andorinha. Também é conhecido por Enbi-Gata Shuriken (Shuriken em forma de pinheiro). Pertence à classe de Hira-Shuriken (Shurikens de forma plana) ou Shaken.

arma13
Metsubushi - Metsubushi significa, traduzindo, "destruir os olhos". Trata-se de uma "arma" utilizada em conjunto com uma técnica Ninja utilizada para cegar ou desorientar temporária ou provisoriamente um oponente, seja para se defender ou facilitar a fuga, usando um certo tipo de pó que é atirado aos olhos. Ao longo do tempo, foram testadas diversas misturas para compor o Metsubushi, como por exemplo a pólvora, enxofre, pimenta, pedras, cinza, venenos, entre outros. O que definia qual mistura usar era a missão, de acordo com o carácter e objectivo da mesma. Como exemplo actual, as polícias e grupos de operações especiais, usam nas suas técnicas e tácticas as granadas "flashbang", gás CS e gás pimenta com o mesmo objectivo que o Metsubushi foi desenvolvido: desorientar, confundir, bloquear ou distrair potenciais ameaças. Outro exemplo de Metsubushi que poderemos usar nos tempos modernos será água, café quente, terra apanhada do chão, etc. Basicamente, Metsubushi é qualquer coisa que incapacite temporariamente a visão do oponente. Nos tempos antigos, o Metsubushi era também por vezes soprado por uma Fukiya (zarabatana).

arma14
Neko-Te - Os Neko-Te eram normalmente usados pelas Kunoichi (mulheres-ninja). Esta arma consistia de "unhas" pontiagudas de ferro ou aço que eram presas à ponta dos dedos com uma pequena banda de couro, dando assim um efeito de garras animalescas (diferentes dos Shuko ou dos Ashiko) e aumentando os efeitos de um ataque com as mãos, através dos cortes que provocavam na pele do adversário. Muitas vezes estas armas também podiam ser embebidas em venenos poderosos. A zona ideal e preferida para atacar com os Neko-Te eram os olhos. Para treino hoje em dia, podem-se usar Neko-Te feitos de borracha (cortando por exemplo um tubo de borracha em várias secções e cortar cada secção de maneira a dar-lhe a forma desta arma...).

arma15
Shuko - Shuko (lit. "Garra") ou Tekagi-Shuko (lit. "Garra de felino") era uma das muitas kakushi buki (lit. "armas ocultas") usadas pelos Ninja. Foram adaptados a partir das bagh nakh, uma arma indiana com características e funcionalidades semelhantes. A escola de Ninjutsu que mais desenvolveu o uso das Shuko foi a Togakure-Ryu. Apesar de existirem muitas variações desta arma, ela consiste de uma banda de metal que se usa à volta da mão, e que se prende à volta do pulso com duas tiras de couro dispostas perpendicularmente. A banda de metal tem 4 (normalmente) espigões curvos que se usam na palma da mão e que têm vários propósitos defensivos, ofensivos e outros. A banda de metal em si podia ser usada para defender um golpe de espada, apanhando literalmente a lâmina da última com uma ou com as duas mãos, prendendo a lâmina entre os espigões e desarmando o adversário repentinamente, "arrancando-lhe" a espada das mãos, podendo de seguida contra-atacar com os espigões curvos no rosto do aversário ou nos antebraços, onde os espigões de ferro ou aço iriam rasgar a pele, a carne e alguns vasos sanguíneos importantes do adversário. Esta arma simbolizava literalmente o poder letal de um felino feroz, como um tigre ou uma pantera. Era também usada como ajuda para escalar, cravando os espigões, podendo usar em conjunto com os espigões dos Ashiko (mais acima nesta página) nos pés, na superfície que se escalava. O uso desta arma é ainda ensinado nos dias de hoje pela Togakure-Ryu de Masaaki Hatsumi, pela Jinenkan de Manaka Unsui, pela Genbukan de Tanemura e mais umas poucas escolas de Ninjutsu tradicional.

arma16
Tekko - O Tekko (lit. "mão de ferro") teve origem em Okinawa, no Japão. É basicamente uma soqueira em versão japonesa. Esta arma aumenta a massa e o peso da mão, ampliando exponencialmente o efeito de um soco.

arma17
Tessen - O Tessen era um leque feito com armação completamente de ferro ou aço e era chamado de "leque de guerra". As técnicas com o Tessen usadas em combate chama-se Tessenjutsu e era considerada uma habilidade marcial sobretudo de movimento, fluidez e graça. O leque era um símbolo de autoridade no Japão e o Tessen não só era um leque vulgar, era também uma arma de defesa pessoal quando o seu portador/a se encontrava desarmado de outra arma por algum motivo. Estes leques eram forjados com raios de ferro pontiagudos e cortantes, mas quando fechados, pareciam-se com qualquer outro leque. E mesmo fechados, podiam ser usados em defesa pessoal, tal como uma Yawara (abaixo) ou um Kubotan (acima). Eram mais duradouros, mais resistentes e a sua construção era mais barata. Apesar de muitos homens no Japão Feudal serem portadores de um leque (fosse ele de guerra ou não), o Tessen era usado sobretudo pelas Kunoichi (mulheres-ninja) infiltradas em castelos ou fortificações como gueishas, concubinas ou criadas, quando não podiam ostentar outras armas devido ao disfarce.

arma18
Tetsubushi - Os Tetsubishi são objetos pontiagudos, de material natural ou não, com três ou mais pontas afiadas que, conforme caem no solo, permanecem sempre com uma das pontas virada para cima, tendo uma base estável (sendo portanto um tetraedro) e são deixados cair no chão para retardar um perseguidor, mesmo ele estando calçado (no Japão Feudal normalmente usavam-se nos interiores meias com o dedo grande separado dos outros e no exterior as mesma meias com uma sandália chamada zori) . Eram muito usados pelos Ninja e têm a grande vantagem de serem de fácil uso e não necessitarem de técnicas elaboradas. Podiam servir também para retardar perseguidores que estivessem a cavalo. São correspondentes aos estrepes europeus. Na imagem à direita podem-se ver Tetsubushi mais modernos que são hoje fabricados para o Ninjutsu. 

ninja7

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ninja
          http://hypescience.com/10-mitos-sobre-os-ninjas/#
          http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285696.shtml#
          http://ninjutsumoderno.no.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...