quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sobre a Astrum Argentum




"Na A.·. A.·. cego não guia cego."
Tal afirmação reflete por completo o eixo do sistema de instrução da Ordem. O pupilo é avaliado por uma série de deveres explícitos no documento Liber 185, por outros propostos pelo instrutor e por si mesmo, onde o seu sucesso será a base para a instrução de seus futuros discípulos.
A estrutura da Ordem é composta de 10 graus, todos equivalentes a uma sephirah da Árvore da Vida. Existe ainda oEstudante da A.·. A.·. que apenas é apresentado ao sistema da Fraternidade, não possuindo nenhum vínculo com a mesma.
Os fundadores desenvolveram o método denominado Iluminismo Científico, publicado no The Equinox, como oficial da A.·. A.·. que deverá ser inteiramente estudado, apesar da liberdade de escolha daquele que melhor agradar o candidato dentro dos limites da Fraternidade.
O candidato deve saber que, ao aceitar o ingresso como Probacionista, entrará em uma esfera de eventos e testes próprios do sistema, onde será constantemente medido pela Ordem em vários aspectos. Deverá manter um diário de suas práticas e pensamentos que servirá como avaliação do progresso.
Segundo Aleister Crowley"Um juramento mágico, é a mais irresistível das forças morais. Ele é uma afirmação da verdadeira vontade; sendo o elo entre a consciência humana e a consciência divina da natureza do ser. Um juramento mágico, que não expressa a verdadeira vontade, desperta forças de oposição, enfraquecendo o homem de acordo com seriedade do compromisso".

Cada pessoa é uma estrela, e como tal necessita de um método próprio de instrução que deverá ser percebida pelo instrutor. A sua sensibilidade às fraquezas do pupilo será de suma importância na condução do processo, uma vez que o Homem só evolui superando seus medos e fraquezas, caso contrário, estaríamos criando apenas teóricos.
Quantidade de conhecimento não reflete evolução, assim como práticas sem base teórica é desperdício de tempo, daí a necessidade de um instrutor. A avaliação é feita pelos cumprimentos dos deveres propostos e pela sensibilidade do seu guia pois, apenas alguém que está no seu grau, ou além, pode reconhecer aquele em que você está.
Um dos mitos que cercam a Ordem é de que um membro conhece apenas o seu instrutor e futuramente seus instruídos.
Isso não é verdade.
Alguns rituais de passagem de grau são feitos em grupo, assim como existem certos cargos que visam a organização estrutural implicando em conhecimento dos nomes do membros da mesma ascendência.
O objetivo desta regra é evitar que membros do mesmo grau trabalhem juntos, o que é proibido, pois a A.·. A.·.é uma ordem de trabalho individual.
Um indivíduo somente pode ser expulso da A.·. A.·. em uma ocasião: se usar a Ordem para ganhos financeiros pessoais. Aqui cabe um comentário: não é proibida a aquisição de dinheiro, uma vez que fundos são necessários para a manutenção de qualquer serviço (templos, cópias de Libri, robes, impressões etc). Não é cobrado mensalidade, cabendo ao membro responsável definir o método de obtenção de fundos.

Outra proibição diz respeito a instrução: ninguém está autorizado a indicar quaisquer métodos para realizar o Conhecimento e a Conversação com o Sagrado Anjo Guardião.
Esse é um método extremamente pessoal que o iniciado deverá descobrir
por suas próprias virtudes, ainda que auxiliado pelo instrutor.
Se
for da Vontade do indivíduo, que proclame a sua saída ao seu instrutor
porém, após o grau de Zelator, o iniciado só tem dois pontos onde
chegar: a Cidade das Pirâmides ou as solitárias torres do Abismo.

A Estrutura

De caráter puramente espiritual, a A.·. A.·.é dividida em três principais ordens a saber:
- A Golden Dawn (não é a antiga ordem) - que compreende os graus de Neófito ao grau de Dominus Liminus (ou não).
- A R.·.C.·. - que compreende os graus de Adeptus Minor ao grau de Adeptus Exemptus.
- A S.·.S.·. (ou
Silver Star ou Collegium Summum) - a manifestação acima do abismo, que
compreende os graus de Magister Templi ao grau de Ipsissimus, é a mesma
para todas as Fraternidades Brancas e onde, tradicionalmente, estão os
Chefes Secretos da Ordem.
O mais atento irá reparar que a divisão das ordens se dá pela relação das Três Trindades da Árvore da Vida, com exceção de Malkuth incorporada
na Primeira Ordem. Porém, uma relação de separação ainda é implícita,
pois no pilar do meio, a passagem entre cada sephirah é feita por três
véus que separam as trindades: o Véu de Nephesh, o Véu de Parroketh e oVéu do Abismo.

O significado "Estrela de Prata" possui várias vertentes, dentre as quais as mais importantes são:
- segundo Crowley, a Aurora Dourada precede a Estrela de Prata ao amanhecer que significa a nova transmutação da Grande Fraternidade Branca (uma vez que a primeira Golden Dawn foi uma das manifestações dela no nosso plano). A Grande Fratrenidade Branca tem como objetivo a evolução espiritual da humanidade e manifestou-se anteriormente através de vários estudiosos, dentre eles John Dee, Eliphas Levi , Gerard Encausse ou Papus, Mme. Blavatsky em confronto com osIrmãos Negros, representados por todos aqueles que, entre outras coisas, mantém o homem em estado de servidão material e inferiorização pelo desconhecimento de suas capacidades e poderes internos).
- De acordo com uma nota de Crowley em Gematria Grega, o verdadeiro nome da Ordem está em grego e não em latim,Aster Argos. Na verdade significa Estrela Brilhante (não "de Prata"), aparentemente ele enganou-se grafando erradamente a palavra, porém se somarmos suas letras, obteremos o valor o 983, o mesmo da palavra GNOSIS.
- A Estrela de Prata, segundo o controverso Kenneth Grant, significa a Estrela Sírius que é visível em todas as partes da Terra, o Sol de que o nosso Sol é reflexo, e de grande importância na cultura egípcia.
Sobre a graduação da A.·. A.·., os símbolos referem-se a conceitos da Árvore da Vida, como por exemplo:
- o grau de Neófito é escrito 1º = 10º ( na verdade um zero no primeiro número e um quadrado no segundo), um método numérico para dizer que "Kether está em Malkuth " e o de Zelator, 2º = 9º onde 2 refere-se a Sephirah de Chokmah, a " Mudança " enquanto 9 refere-se a Yesod, a Sephirah lunar, enquanto 5º = 6º refere-se a "Deus est Homo".

Desde a morte dos fundadores (George Cecil Jones em 1953 e Aleister Crowley em
1947), a Ordem ficou sem uma liderança universal. Crowley apontou como
seu herdeiro, dentre seus vários discípulos, Karl Germer (Frater Saturnus 8º = 3°) que ao seu tempo teve como herdeiro o brasileiro Marcelo Motta (Frater Adjuvo), responsável pela vinda da A.·. A.·. ao nosso país.George Cecil Jones, retirou-se do seu trabalho mágico, aparentemente, não especificando sucessor oficial.
Sem uma liderança oficial, a Ordem organiza-se
nas ascendências dos discípulos diretos de seus fundadores. O membro
sênior da ascendência torna-se, então, o responsável pela mesma, sendo
devidamente atualizado do progresso de seus discípulos e discípulos dos
discípulos e assim sucessivamente.


Os cargos oficiais da ordem são quatro a saber:

Cancellarius - significa "chanceler". Sua função é semelhante a do secretário. Possui equivalência ao deus Thoth, como escriba e responsável pela comunicação e circulação interna de materiais. Corresponde ao grau de Adeptus Minor.

Imperator - significa "diretor, comandante". Sua função é a de gerência ou administração da Ordem. Corresponde ao deusHórus - Apophis e ao grau de Adeptus Major.

 Præmonstrator -
do latim monstrare "mostrar, exibir, ensinar". Seu dever corresponde a
preservação da forma e estrutura da Fraternidade e promulgação dos
ensinamentos sob o aval da Ordem da S.·.S.·. e ao grau de Adeptus Exemptus.

Præmonstrator-Geral -
acima de todos os anteriores está esse cargo. Ao menos o responsável
deve possuir o grau de Adeptus Exemptus. Só é conhecido a utilização
deste cargo uma vez por Crowley, na autorização da emissão de um
documento (Book Four , Parte I). Na ocasião assinou como N.·. (Nemo, um nome genérico para aquele que assume o grau deMagister Templi).

Existem menções de outros cargos, como o de Grão-Neófito, Orador e Tesoureiro,
porém os quatro acima são os mais importantes. Se for necessário, a
regra de equivalência de grau a determinado cargo pode ser relaxada, com
aconteceu comJ.F.C. Fuller, que no grau de Probacionista (Frater Per Ardua), foi dado o cargo de Cancellarius e um grau honorário deAdeptus Minor (Frater Non Sine Fulmine).


Se houver necessidade, os cargos poderão ser preenchidos pelos membros da ascendência.

Simbologia

O símbolo da ordem é o Sigillum Sanctum Fraternitatis A.·. A.·., o Selo Sagrado da A.·. A.·. também chamado a Estrela de Babalon.

Também é freqüentemente usado o Olho de Hórus.
Histórico

A.·. A.·. foi fundada em 1907 por George Cecil Jones e Aleister Crowley em cima da estrutura de umas das mais influentes ordens mágicas dos Secs XIX e XX, a Golden Dawn (The Hermetic Order of Goldem Dawn).
Ambos foram membros da primeira Golden Dawn e, após desavenças internas, decidiram fundar uma versão própria daGrande Fraternidade Branca (favor não associar com nenhuma característica racial) sobre a Terra.
Após uma (re)celebração do velho ritual do Adeptus Minor em 27 de Julho de 1906, ambos foram envolvidos em uma experiência mística que ultrapassou os resultados esperados. Dois dias mais tarde, discutiram a criação de uma nova ordem e Jones queria a autorização de uma alta autoridade. Celebraram o Ritual do Equinócio de Outono e continuaram a desenvolver a base do novo sistema.

Entre Setembro e Dezembro de 1906, coisas extraordinárias aconteceram: Sabe-se apenas o que Crowley estava fazendo, pelos escritos de seu diário, porém não sabemos o que Jones estava fazendo, apenas o resultado. Em Dezembro ambos prepararam a admissão à Ordem da S.·.S.·., através do grau de Magister Templi. Crowley disse, em seu diário em 7 de Dezembro, que Jones o escreveu do "Samadhi - dhattu". No dia 10, Jones visitou Crowley e disse: "O.M. (Crowley) é 8°=3°".
Os dois passaram o natal juntos e posteriormente um validou a entrada do outro na Terceira Ordem. No dia 8 de Abril de 1907, Crowley escreve a Jones para aprovar a Lição de História da A.·. A.·. (Liber 61 vel causae).
Eles receberam a autorização que Jones queria.
Em 1911 devido a publicidade que Crowley fazia de si mesmo e da publicação de materiais no orgão divulgador oficial da A.·. A.·.The Equinox, a ordem passou a ser atacada pelos jornais, descrita como satânica, pervertida... as coisas de sempre. Isso culminou num processo de G.C.Jones contra o tablóide The Looking Glass, que insinuava uma possível relação homossexual sua com Crowley ( assumidamente bissexual na Inglaterra vitoriana, um escândalo). A audiência foi tendenciosa, principalmente quando uma das testemunhas de defesa do jornal era nada mais nada menos do que S.L.Mathers, ex instrutor e amigo de Crowley. Querendo vingança contar Crowley sobre um desentendimento de ambos, Mathers ajudou a quebrar a relação de Jones com ele.
No final, Jones e outro membro da Ordem, J.F.C. Fuller, romperam com Crowley. Ao invés de enfraquecer a A.·. A.·., o evento a promoveu, garantindo a sua existência até hoje, mesmo que sob uma nova forma.

Brasil
A.·. A.·. iniciou no Brasil, como instutuição organizada, com Marcelo Ramos Motta (Frater Adjuvo), porém, há registro de um Probacionista no nosso país em 1913, H.E. Inman, discípulo de Frater A.H.A., Frank Bennet.
A primeira publicação da A.·. A.·. em nosso país, foi por Frater Aleph, "Chamando os Filhos do Sol" em 1962, na cidade doRio de Janeiro.

Tabernaculonet

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