quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Jogos Vorazes- Um Ensaio Para a NOM

«The Hunger Games » ( jogos da fome, ou : Jogos vorazes )
hunger games
Março de 2012, filme dirigido por Gary Ross. Reparem no pássaro envolvido em chamas, uma alusão à Fênix.
O filme "Jogos Vorazes" acontece num futuro distópico, onde as massas pobres e miseráveis vivem sob a tirania de uma elite rica e de alta tecnologia.
Será que o filme está descrevendo o tipo de sociedade elitista que estão tentando estabelecer para a Nova Ordem Mundial?
"Jogos Vorazes" traça um cenário sombrio do mundo futuro, seja de um ponto social, econômico ou um ponto de vista político.
Um futuro negro onde uma elite rica se sustenta por de trás de uma população faminta. Será um futuro muito distante? Tendo em conta a situação de crise econômica Mundial e níveis de pobreza a aumentar.
 O presidente de "Panem" aborda o povo.


Em "Panem", os conceitos de democracia e liberdade desapareceram da América para serem substituídos por uma ditadura de alta tecnologia com base na vigilância, monitoramento, doutrinação da mídia de massa, opressão policial e uma divisão radical de classes sociais. A grande maioria dos cidadãos de Panem vivem nas condições miseráveis do país e estão constantemente sujeitos a fome, pobreza e doença. Essas difíceis condições de vida são, aparentemente, o resultado de um acontecimento devastador que gerou um completo colapso econômico na América do Norte.
Panem é, um estado policial de alta tecnologia governado por uma elite poderosa que busca manter as massas em situação de pobreza e submissão.
O Povo sacrificando-se para a Elite :

 Katniss escolhida como uma 'tributo' do seu distrito.


O governo de "Panem" criou os jogos vorazes a fim de lembrar o povo da "grande traição" que cometeu por ter se envolvido numa rebelião. Como punição pela sua insubordinação, os 12 distritos de Panem devem oferecer ao Capitolio um menino e uma menina entre as idades de 12 e 18 para fazer parte dos  "Jogos Vorazes".
Os adolescentes devem lutar até à morte numa arena ao ar livre num evento do tipo gladiador romano, pois é televisionado em todo o país. As regras dos jogos refletem o desprezo da elite e total falta de respeito pelas massas.
hunger games
'Tributos' para "Jogos Vorazes" tornam-se propriedade do Estado e são revogados todos os seus direitos.


Os jogos são transmitidos para a nação, sob a forma de um reality show , com os anfitriões de TV que analisam a ação, entrevistam os "tributos" e analisam a sua performance. Os "tributos" são tão doutrinados nessa cultura que eles aceitam as regras do jogo e ficam totalmente dispostos a matar para ganhar esses Jogos.
As massas também participam ativamente do evento, torcendo pelos seus representantes distritais, apesar de todo o evento celebrar o seu próprio sacrifício.
Isso reflete um fato triste, mas verdadeiro sobre os meios de comunicação: qualquer tipo de mensagem pode alcançar as pessoas se conseguir captar a sua atenção. Há duas coisas que automaticamente, quase que agarram a nossa atenção: sangue e sexo, os remanescentes dos nossos instintos primitivos.
A violência pura do evento atrai a atenção das massas, que se esquecem de que os Jogos são feitos para ser um lembrete da servidão das pessoas à sua elite.

Dessensibilizar a um Novo Tipo de Violência :

Embora não haja escassez de violência em Hollywood, o filme "Jogos Vorazes" cruza uma fronteira que raramente era vista nos filmes: violência por menores de idade e para menores. Nesse filme, vemos crianças com idades entre 12 e 18 esfaqueando-se violentamente, cortando-se, estrangulando, atirando e partindo o pescoço de outras crianças : cenas que raramente eram vistas em filmes de Hollywood. Embora seja certamente um caminho para o filme capturar a atenção do público-alvo do filme (que passa a ser adolescentes com idades entre 12 a 18) "Jogos Vorazes" traz à tona uma nova forma de violência que antes era muito perturbadora para ser retratada no cinema .

Leia também Jogos Vorazes- Mais que um filme, um apanhado de informações sobre a Nova Ordem e a Lei Marcial

4 comentários:

  1. Muito bom esse post, gostaria de ver um desses do filme `DIVERGENTE`
    Pois este filme que citei, segue a mesma linba do Jogos Vorazes (y)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mano
      também há uma certa relação com um futuro governo controlador na história do Divergente
      nós do blog ainda não lemos os livros ou vimos o filme
      mas se for possivel faremos sim
      (Y)

      Excluir
  2. Quero muito sobre divergente, pois vemos claramente, textos de elite nele, onde a elite é quem manda e tenta impor suas regras a todas facções, vejo como os iluminatis tentando impor a nova ordem mundial. Nesses filmes eles falam claramente como será. Inclusive se vocês perceberem onde a abnegação moram parecem com os campos nos EUA da Fema , isso é preocupante. E eles mostram claramente que pra acabar com a elite você terá que ser melhor que eles, e claro que no filmes sempre há finais felizes, mas sabemos bem que na vida real , ninguém seria uma tris muito menos deixariam ela viva. Vamos nos preparar!

    ResponderExcluir
  3. Além disso no filme dos jogos vorazes 'a esperança-parte1', Peeta Mellark,passa por coisas,(tipo uma lavagem cerebral com torturas...)que lembram o projeto mk ultra,um projeto usado por pessoas emportantes(militares,presidentes,CIA...)com objetivo de controlar e manipular a mente humana,fazendo elas agirem como robos e fazerem o q eles querem...e passa mesmo sendo uma idéia para NOM,ja acontece desde tempos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...